O projeto da Praça de Acessibilidade de Balneário Piçarras é destaque em todo o Estado como case de sucesso. Isso porque o Município foi premiado com o “Prêmio Fecam – Práticas de Excelência 2025”, e apresentou o projeto no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC), no Expocentro de Balneário Camboriú, nesta quarta-feira (03/09).
Outros 29 projetos de diversas cidades do Estado também foram contemplados com o Prêmio. As propostas foram selecionadas entre iniciativas de municípios, associações de municípios e consórcios públicos de Santa Catarina, em áreas como saúde, educação, cultura, meio ambiente e inovação.
A Especialista Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) e Coordenadora do Programa Bandeira Azul no município, Dra. Rafaela Daiane de Oliveira, apresentou o projeto de inclusão da Praça de Acessibilidade.
“Foi uma excelente oportunidade para a troca de experiências, para mostrar nossas ações à nível estadual e destacar ainda mais o trabalho que é feito em Balneário Piçarras. As atividades da Praça aconteceram em toda a temporada de verão, na descida da Avenida Getúlio Vargas e foi um sucesso. Também esperamos inspirar outros municípios a realizarem atividades como essa de inclusão”, pontua Rafaela.
“A Praça foi realmente um diferencial na nossa cidade, ficou linda, e acima de tudo ofereceu inclusão e conforto para todos que utilizam, com espaço de deck acessível, guarda-sóis gratuitos, cadeira anfíbia e um profissional sempre presente para auxiliar”, explicou o Presidente do IMP, Elton Teixeira.
Para o Prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt, o trabalho do IMP é referência em todo o Estado.
“Já é o segundo ano consecutivo que temos projetos reconhecidos, no ano passado foi sobre compostagem municipal. A Premiação é uma oportunidade para os gestores possam conhecer as melhores práticas em Santa Catarina e tenho orgulho em dizer que nossa cidade é referência. Parabéns a toda equipe do IMP pelo esforço e dedicação”, finaliza.
O Prêmio é uma realização da Fecam, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que reconhece ações inovadoras na gestão pública municipal e regional.