A Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realiza diversas ações de manutenção e limpeza na cidade nesta semana. A vala próxima ao Morro do Cred, na Santa Lídia, e a vala da Rodovia Transbeto recebem limpeza preventiva, garantindo melhor escoamento da água. Além disso, consertos de buracos também já estão previstos, como na Rua Pomerode, na Praia de Armação do Itapocorói, e Rua Paraná, no Centro.
Todo o trabalho está sendo executado por equipes e máquinas da Prefeitura Municipal. O Secretário de Serviços Urbanos, Alessandro Rubens da Silva, destaca a importância da ação.
“O objetivo da limpeza é dar maior vazão para a água quando ocorre precipitações de chuva mais intensas, como estão previstas para os próximos dias. Além disso, o conserto dos buracos garante condições seguras para o trânsito de veículos e pedestres”, pontua.
O Secretário ainda pede para que a população descarte corretamente os resíduos, uma vez que muito lixo é retirado das valas, dificultado o escoamento das águas.
ALERTA SOBRE AS CHUVAS
A Prefeitura de Penha reforçou na manhã desta quinta-feira (5) os alertas emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina, em relação a previsão meteorológica para os próximos dias. Nesta sexta-feira e sábado (6 e 7), as instabilidades voltam a influenciar o tempo no Estado, com retorno dos temporais com chuva pontualmente intensa e volumosa acompanhada de trovoadas.
No domingo (08) o tempo ainda se mantém instável e com a ocorrência de chuvas fortes e temporais, devido a atuação da frente fria que começa a se afastar de Santa Catarina lentamente entre a noite do domingo e a madrugada da segunda. A partir da manhã da segunda-feira (09) as instabilidades já se encontram afastadas do Estado e o tempo volta a estabilizar.
GRAC
A Prefeitura de Penha convocou reunião do Grupo Integrado de Ação Coordenada (GRAC) na tarde desta quarta-feira (4), visando alinhar estratégias durante o período chuvoso em todo o Estado. O grupo, composto pelas Secretarias Municipais, 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Penha, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários e representantes da sociedade civil organizada, segue em monitoramento e seguindo os alertas da Defesa Civil de Santa Catarina.
Até o momento a cidade não registrou pontos de alagamento e todos os serviços públicos seguem em pleno funcionamento. As equipes seguem em monitoramento nas ruas, além do acompanhamento pelas mais de 200 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).
Em caso de emergência entrar em contato com os números 193 (Bombeiros Militar ou Bombeiros Voluntários), além do whatsapp dos Bombeiros Voluntários (47) 3345-1001.