A Prefeitura de Penha continua em alerta e monitoramento diante da previsão de fortes chuvas para os próximos dias, seguindo orientações da Defesa Civil de Santa Catarina. Na tarde desta sexta-feira (6), o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, convocou nova reunião do Grupo Integrado de Ação Coordenada (GRAC) buscando alinhar as equipes para situações de emergência.
O grupo, composto pelas Secretarias Municipais, 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Penha, Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado (GRASC) e representantes da sociedade civil organizada, ressaltou a importância da cidade não registrar nenhum ponto de alagamento até o momento e o pleno funcionamento de todos os serviços públicos.
“As equipes seguem em monitoramento nas ruas, além do acompanhamento pelas mais de 200 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança, o CIOPS. Seguimos em alerta, uma vez que a Defesa Civil do Estado aponta previsão de chuvas intensas”, frisa Aquiles.
O Prefeito ainda destaca que, caso necessário, o abrigo emergencial para acolher população será ativado no Ginásio Sebastião João de Souza, na Rua Avelino J Reis, nº 280.
“No ginásio temos banheiros e chuveiros disponíveis, e inclusive abrigaria os animais dos moradores atingidos. Estamos alinhados com os demais órgãos de segurança e preparados para qualquer eventualidade”, finaliza.
Em caso de emergência entrar em contato com os números 193 (Bombeiros Militar ou Bombeiros Voluntários), além do whatsapp dos Bombeiros Voluntários (47) 3345-1001.
LIMPEZA PREVENTIVA NAS VALAS
A Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realiza ainda diversas ações de manutenção e limpeza na cidade nesta semana. A vala próxima ao Morro do Cred, na Santa Lídia, e a vala da Rodovia Transbeto receberam limpeza preventiva, garantindo melhor escoamento da água.
ALERTA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco é de alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais entre a sexta (06) e o domingo (08).
A partir da manhã da segunda-feira (09) as instabilidades já se encontram afastadas do Estado e o tempo volta a estabilizar.