Parceria conecta estudantes ao ecossistema de inovação no Norte catarinense

Unidade escolar em Joinville é a única do Brasil integrada a um parque tecnológico

Compartilhar:

Parceria Ecossistema

Envolver e conectar estudantes aos projetos de inovação desenvolvidos dentro de um parque tecnológico. Este é o conceito do programa Liga Ágora, vinculado ao Ágora Tech Park. Como o Colégio Bonja, de Joinville, é a primeira escola do Brasil a se integrar a um parque tecnológico, este programa vai permitir que alguns estudantes tenham a oportunidade de vivenciar e trocar conhecimentos sobre inovação num ambiente que “respira” tecnologia.

Focando em fortalecer esta parceria entre a instituição e o centro tecnológico, cerca de 35 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Bonja participaram, recentemente, de uma apresentação sobre o objetivo e atividades desenvolvidas neste programa que irá selecionar alunos para serem os “Guardiões da Liga”.

Depois de passar por algumas etapas e avaliações, os alunos aprovados serão responsáveis por auxiliar estrategicamente o time do Ágora, além de trazer uma visão ampla de como podemos desenvolver esta ponte entre o Colégio Bonja e o ecossistema de inovação. A apresentação foi feita pelos representantes do Ágora Tech Park, Sarah Tonin e Modesto H. Ferrer.

O estudante do Colégio Bonja, Pedro Hurtado, tem a intenção de se desenvolver tanto como pessoa como profissionalmente, conhecendo novas pessoas, fazendo novos amigos e aproveitando a oportunidade. “Eu quero ser um dos Guardiões da Liga e contribuir com a troca de conhecimentos”, explica o aluno do 2º ano.

Os Guardiões do Ágora terão acesso ao espaço de coworking do Ágora.Share, capacitações direcionadas conforme a pesquisa de interesse de desenvolvimento dos guardiões, 6 meses de atividades complementares, participação em eventos estratégicos do Ágora, conexão direta com oportunidades com as universidades de Joinville e com o mercado, além de auxílio no dia a dia do time de inovação.

Na opinião do estudante Gustavo da Cunha Dias, do 2º ano, esta é uma oportunidade. “Estou muito entusiasmado em ser um dos classificados nesta seletiva. Joinville tem um ótimo berço tecnológico e inovação e espero fazer parte desta comunidade também. Vou dar o meu máximo para ser um dos escolhidos no programa Guardiões Ágora”, ressalta ele.

O diretor técnico do Ágora Tech Park, professor Modesto H. Ferrer, explica que o Colégio Bonja é a primeira escola do Brasil a se inserir no contexto de um parque tecnológico, ou seja, a um centro de inovação. “Percebemos que existe um potencial que pode ser explorado e a proposta do Ágora é estar próximo das instituições de ensino, aproximar a academia ao mercado. Nosso propósito é criar uma oportunidade para estes jovens que estão enxergando o mundo de uma forma diferente, de um mundo em transformação”, salienta Modesto, que também é professor no campus da UFSC de Joinville.

Acompanhando o grupo na apresentação do programa, o diretor do Ensino Médio do Colégio Bonja, Roberto Carneiro Júnior, comenta que está empolgado com o crescimento e desenvolvimento dos alunos. “Sem dúvida, o programa é a forma que nós temos de aproximar a escola da realidade do mercado de trabalho. Com este programa, os alunos do 2º e 3º anos vão estar ainda mais envolvidos na questão de tecnologia e inovação”, expõe o diretor.

A estudante Isabel Schwalbe Gerardi ressalta que a inovação é algo que está transformando o futuro das pessoas. “Esta é uma excelente oportunidade que o Colégio Bonja está oferecendo para todos nós. Com certeza, se for aprovada, este programa vai me ajudar a melhorar a comunicação e também trabalho em grupos”, informa ela.

O próximo compromisso dos estudantes será no dia 18 de março, quando os estudantes interessados vão participar, no Ágora Tech Park, de uma imersão no ecossistema tecnológico, com visita à várias instituições de inovação, como a Sofville, Ágora HUB, Linklab, FaberUP, JoinValle, Ágora Health, Perini City Lab e Fab Lab. O resultado final deve ser divulgado no mês de abril. A duração do programa Guardiões do Ágora é de seis meses.

Deixe uma resposta

Compartilhar: