Com uma equipe de 10 alunos com idade entre 8 e 18 anos, a delegação de Barra Velha se destacou em diversas provas e categorias na modalidade de Atletismo.
Ao total foram conquistadas 20 medalhas em provas de corridas, salto em distância, arremesso de peso e lançamento de pelota.
Vale lembrar que o Atletismo Paralímpico é dividido em classes funcionais que agrupam pessoas com deficiências similares na mesma categoria. A exemplo temos as classesT21 e F21 que são para pessoas com Trissomia do Cromossomo 21 (Síndrome de Down), nessa categoria dois alunos, Gabriel Escobar D’Ávila conquistou 3 medalhas na categoria sub16 e José Pedro Oliveira Pereira que conquistou duas medalhas na categoria sub10.
Além deles, alguns alunos fizeram sua estreia em competições oficiais e outros repetiram as ótimas colocações do ano passado. Isso mostra que o Projeto tem continuidade e preocupação com a renovação e ampliação dos atendimentos.
É importante destacar também a estreia do Projeto Paradesporto Escolar na participação em eventos na categoria de alto rendimento, onde competem atletas paralímpicos que estão em busca de índices para eventos nacionais e internacionais. A estreia foi com Luana Maria Pereira Mota de 18 anos que competiu na modalidade de Preta classe T71 e alcançou a marca para etapa Nacional ficando a apenas 2″3 segundos do Record brasileiro.
Para os familiares que participaram do evento e ficaram na torcida foi uma experiência nova e muitos chegaram a se emocionar com as conquistas dos filhos.
“É para isso que fazemos nosso trabalho, para proporcionar momentos onde nossos alunos possam mostrar que são capazes. Estamos muito satisfeitos com a experiência nesse evento. Fica meu agradecimento pessoal aos professores que tanto se dedicaram a preparar tão bem cada aluno para essa competição, sem eles não poderíamos ter conquistado tantos resultados positivos”, destaca Elisa K. Padilha