Os cinco novos conselheiros tutelares de Penha, eleitos no ano passado pela população penhense, foram oficialmente empossados e diplomados na tarde desta quarta-feira (10/01), em cerimônia na Câmara de Vereadores. Os membros terão mandato de quatro anos pela gestão 2024/2028. Além dos titulares, mais cinco conselheiros tutelares suplentes estão à disposição para qualquer eventualidade.
Os conselheiros titulares empossados foram Marcia Cristina da Silva Lukenchuke, Cleberson Damy Bezerra, Marlene Pereira Siqueira, Katia Cilene Krueger e Rivaldo Antonio Yagi Junior. Já os suplentes, pela ordem de maior número de votos, foram: Tania Auzier Pereira, Andressa Fleury Felix de Oliveira, Estela Wernke, Marcia Leal Zimmermann e Larissa Correa Costa.
O Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, ressaltou a importância e responsabilidade do cargo. “Os conselheiros são peças fundamentais para a proteção de crianças e adolescentes em situações de risco ou violação de direitos. Desejo um mandato com muito compromisso, sabedoria e responsabilidade”, pontua.
Para o Secretário de Assistência Social, Sérgio Mello, a união dos conselheiros com diversos órgãos – incluindo o executivo municipal – é fundamental para que o trabalho seja eficaz.
“Tivemos uma votação expressiva no último ano, com mais de 1.200 eleitores, e isso mostra a importância dos conselheiros na sociedade. Contem conosco, com a Assistência Social e todo o Governo Municipal, para que façamos um trabalho de excelência, superando os desafios e fortalecendo a rede de proteção à infância e adolescência”, frisa.
Para a Presidente do CMDCA, Maria Elisa de Souza, “a missão dos conselheiros é árdua, mas, tenho certeza que todos estão preparados para trabalhar com responsabilidade, utilizando como ferramenta o Estatuto da Criança e do Adolescente, que é marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes”, finaliza.
A cerimônia foi uma organização da Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Assistência Social, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e contou com a participação do Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, secretários municipais, vereadores e sociedade civil organizada.