A noite de ontem não foi só gols no Municipal de Beach Soccer de Penha, na Arena Esportiva da Praia Alegre, no Centro da cidade. Pela segunda vez durante a competição o pau pegou e sobrou até para o Secretário Municipal de Administração, Laércio Floriano, que sofre agressões físicas.
Vários vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram o início da confusão. Primeiro foi um bate boca e em seguida as vias de fato. Um torcedor agride o secretário que assistia ao jogo na arquibancada. Depois a briga generalizou, com torcedores e alguns atletas que não estavam em campo e a turma do “deixa disso”.
O vídeo mostra homens e mulheres batendo uns outros, e pessoas sendo jogadas contra a rede de proteção da Arena.
A Polícia Militar foi chamada para acalmar os ânimos dos brigões. O vídeo mostra homens e mulheres batendo uns outros outros, e pessoas sendo jogadas contra a tela do alambrado do campeonato, além de atletas correndo em direção dos brigões.
O jornalista Juvan de Souza Neto apurou junto a fontes próximas do atual governo que o secretário municipal não irá se manifestar sobre a violência, mas já registrou boletim de ocorrência junto à Polícia Civil.
A fontes também observaram que a incitação à violência no campeonato estaria sendo estimulada “por interesses políticos” da oposição, e a organização e FME não teriam ingerência sobre a arbitragem do evento, que é supervisionada pela Federação Catarinense de Beach Soccer.
Na semana passada
No sábado passado (22), uma torcedora saiu ferida após o primeiro quebra-quebra registrado no campeonato. Na ocasião, o pano de fundo da briga seria o desempenho dos árbitros da competição. A FME se manifestou, em nota, mas evitou abordar a questão das críticas à organização do evento.
Nota da FME/Penha
“A Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME) repudia veementemente os atos de agressão ocorridos ao final da rodada do Campeonato Municipal de Beach Soccer 2025, na noite desta quinta-feira, 27. O esporte deve ser sinônimo de respeito, união e espírito esportivo, e qualquer conduta violenta vai contra esses princípios. Medidas legais e administrativas estão sendo tomadas para responsabilizar os envolvidos e garantir que o campeonato siga sendo um ambiente de fair play e confraternização.”
Nota de repúdio
O secretário Laércio Floriano Júnior em sua página no Facebook publicou na manhã de hoje (01/03) uma nota de repúdio sobre o acontecido. Confira:
“O episódio ocorrido comigo e minha família na noite de quinta-feira, dia 27, é absolutamente inaceitável. Em nenhum momento agredi ou incitei qualquer ato de violência durante a partida do Campeonato Municipal de Beach Soccer, na Praia Alegre.
Eu estava acompanhado de minha esposa e filhos, junto à equipe da FME, quando fui covardemente atacado por um indivíduo que protestava contra a arbitragem. Ao me virar para entender a situação, fui surpreendido por um jogador do Juventude, que partiu para a agressão física contra mim.
Foi uma cena lamentável, presenciada por minha família, amigos e pelo público presente. Repudio veementemente esse tipo de comportamento e informo que já estou tomando as medidas judiciais cabíveis para que esse caso não fique impune”. Laércio Floriano Júnior.