A Defesa Civil do Município de Penha participou do 10° Treinamento de Operações com Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (TOSARP), iniciativa destinada à capacitação de profissionais para atuação em cenários de risco e situações de emergência.
“O programa tem como objetivo aprimorar a formação de coordenadores municipais de Defesa Civil e de agentes de segurança pública, qualificando-os para a operação eficiente e segura de drones”, pontua o diretor da Defesa Civil de Penha, Demian Lenine Pereira.
A tecnologia das aeronaves remotamente pilotadas tem se mostrado essencial no mapeamento de áreas vulneráveis, no monitoramento preventivo e no suporte direto a ocorrências de grande complexidade, como enchentes, deslizamentos, desastres naturais, operações de busca e salvamento, entre outras.
“A capacitação amplia a capacidade técnica da equipe, melhora a tomada de decisões em campo e fortalece a pronta resposta a eventos adversos — sempre com o objetivo maior de proteger vidas e garantir a segurança da população”, finaliza Demian.
























