Moradores de Luiz Alves e região levaram um susto na tarde de ontem com uma forte queda de granizo. Vídeos e imagens que circularam nas redes sociais mostram pedras de gelo espalhadas por ruas e áreas residenciais do município, nos bairros Braço Serafim e Braço Francês. Não há informações de feridos ou de desabrigados.
A tempestade já estava no radar da Defesa Civil de Santa Catarina e está associada à influência de um ciclone extratropical que atua em alto-mar durante o fim de semana. Em Luiz Alves, a combinação de instabilidade atmosférica e umidade favoreceu a formação das nuvens de tempestade que resultaram na queda de granizo.
De acordo com a Defesa Civil, a presença do ciclone contribuiu para a concentração das chuvas fortes ontem em regiões como o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
Previsão do tempo
A previsão indica que o tempo segue instável neste domingo, com chance de temporais isolados ao longo do Litoral e em todo o Vale do Itajaí, impulsionados pelo calor e pela alta umidade. Além disso, a Defesa Civil já chama atenção para a formação de um novo ciclone extratropical entre segunda-feira (2) e quarta-feira (4), que deve se organizar próximo à região Sudeste e voltar a impactar Santa Catarina.
A partir da madrugada de terça-feira (3), esse novo sistema tende a intensificar as chuvas, especialmente entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, com volumes elevados que aumentam o risco de alagamentos, enxurradas e possíveis deslizamentos.

