Barra Velha irá receber mais de 3,5 milhões de investimentos na rede elétrica do município. As obras previstas pela Celesc incluem a instalação de 9 km de cabos e devem ser concluídas até o final de 2025.
“Nosso município está se desenvolvendo muito e a infraestrutura precisa alcançar isso. Esse investimento mostra que estamos nos preparando para o futuro e estaremos prontos para receber quem vier investir aqui”, afirma o prefeito de Barra Velha, Daniel Pontes da Cunha.
Os projetos previstos pela Celesc visam aproveitar a capacidade da subestação do bairro Sertãozinho, inaugurada em 2022, e assim melhorar a oferta de energia para o município e aliviar a subestação de Piçarras. Alguma obras já estão em fase de execução, outras devem iniciar ainda este ano. O aumento da demanda por energia e o crescimento da cidade também sinalizam a necessidade de ampliar a capacidade transformadora da subestação até 2025.
O planejamento das obras foi apresentado pela equipe da gerência regional de Itajaí da Celesc em uma reunião com o prefeito, Daniel Pontes da Cunha, e o coordenador de iluminação pública de Barra Velha, Nicanor Júnior Eichnvald. Nele está previsto o prolongamento do alimentador BVS 02 com a troca de cabos em toda a Avenida Paraná; a construção do novo alimentador BVS 03, que irá suprir a demanda dos bairros Vila Paraguai e Sertãozinho e de São João do Itaperiú; a troca dos cabos entre os alimentadores BVS 02 e BVS 03, aumentando a capacidade dos cabos; e a construção do novo alimentador BVS 4 que irá atender o bairro São Cristóvão.