Mais uma estratégia de peso no combate e prevenção da dengue começa a ser executada em Barra Velha. Na última semana, a equipe de agentes de endemias do Programa de Combate à Dengue iniciou a aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em prédios públicos. A técnica é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e indicada pelo Ministério da Saúde (MS) no controle do mosquito Aedes aegypti.
O serviço já foi concluído nos imóveis das sedes administrativas da Vigilância em Saúde e Secretaria da Saúde, na Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF e no Serviço de Assistência Especializada – SAE. Segundo a coordenação do Programa de Combate à Dengue, a meta é contemplar todos os prédios públicos, incluindo todas as secretarias, escolas, unidades básicas de saúde, a Prefeitura e demais locais com grande circulação de pessoas.
O vice-prefeito, Juliano Bernardes, destaca um dos objetivos da ação: “Com esse método, conseguimos proteger por até seis meses nossos servidores e a população que transita nos espaços”, comenta.
O inseticida é seguro para crianças e adultos, disponibilizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual – DIVE/SC. Pulverizado em superfícies internas como pisos e paredes, forma uma barreira química eficaz contra o mosquito. Apesar dessa medida, a Secretaria da Saúde reforça, o combate da dengue é um compromisso de todos.
Mais um investimento em prevenção, mais cuidado e bem-estar para o cidadão barravelhense.










