Nesta segunda-feira (08), o Cidadania em Conta – Programa Municipal de Educação Fiscal de Navegantes (PMEF) formou 35 alunos, dos sétimos anos, no projeto piloto na Escola Municipal Izilda Reiser Mafra. A iniciativa foi tão positiva, que o objetivo para 2026 é ampliar a ação para mais da metade das escolas do município, alcançando 750 estudantes.
Durante o encerramento, os alunos foram parabenizados pelas atividades produzidas de agosto a novembro, quando receberam ensinamentos sobre conceitos como impostos, tributos, educação fiscal e o papel social dos recursos públicos para o bem comum. As ações buscam aproximar crianças e adolescentes de temas essenciais para a construção de consciência, autonomia e responsabilidade social.
“O programa foi estruturado para conscientizar a comunidade sobre a função social dos tributos e promove atividades que estimulam a compreensão sobre gestão orçamentária, controle de gastos, transparência e responsabilidade coletiva”, reforça Thiago Piccoli, secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita.
Além da proposta de ampliar o número de alunos atendidos, a próxima edição será estruturada com novos recursos pedagógicos e o apoio de tecnologias já integradas ao cotidiano escolar.
As ações são desenvolvidas de forma integrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Receita, responsável pela articulação técnica e mobilização da comunidade; e pela Secretaria de Educação, que incorpora as práticas de educação fiscal aos planos de estudo da rede municipal.
O trabalho é acompanhado pelo Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFIM), formado por representantes das duas pastas.
“A incorporação da educação fiscal ao currículo possibilita que nossos estudantes desenvolvam competências relacionadas à compreensão dos mecanismos de financiamento e da gestão dos recursos públicos” destaca Natally Oliveira, secretária de Educação.
Texto: Melissa Peixeira
Fotos: Habina Silva











































