Ter o primeiro contato físico com um familiar é uma etapa marcante e muito importante na vida de um recém-nascido. Pensando em incentivar essa experiência, no Dia dos Avós, comemorado nesta sexta-feira, 26, o Hospital Geral de Joinville realizará um momento especial para os avós de recém-nascidos na UTI Neonatal.
Utilizando o Método Canguru, que consiste no contato pele a pele do bebê com pais ou familiares, a ação tem como objetivo aproximar vovôs e vovós de seus netinhos.
Segundo a unidade hospitalar, o momento traz importantes benefícios, pode ajudar a minimizar o estresse, dor e choro do recém-nascido, é um estímulo para estabilizar a temperatura do corpo e batimento cardíaco do bebê, pode contribuir para a redução do risco de infecção hospitalar, diminui a ansiedade dos familiares em relação ao cuidado de um bebê prematuro, entre outras vantagens.
“O contato pele a pele do Método Canguru traz inúmeros benefícios para os recém-nascidos, que vai da melhoria do desenvolvimento do bebê até o fortalecimento do vínculo afetivo familiar. A extensão desta metodologia aos avós tem como objetivo ampliar a conexão parental com os netos e, até mesmo, com os pais da criança, pelo fortalecimento da rede de apoio e troca de experiências”, afirma Franciane Gonçalves, diretora-executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente.
A iniciativa faz parte do “Apaixonados pela Vida”, programa de acolhimento da Hapvida NotreDame Intermédica, administradora do local, que visa a promoção de ações que acolham e cuidem com excelência os clientes durante toda a experiência hospitalar.
Além da do Método Canguru, o Hospital Geral de Joinville servirá um café da tarde especial e as vovós identificadas receberão um vaso de flor.