Mineiração Nilson
Marina da Glória

Gráfica de Barra Velha é suspeita de produzir etiquetas adulteradas de Ozempic falso

Grupo criminoso vendia Ozempic falso e outros medicamentos adulterados em SC. Suspeitos atuavam e vendiam remédios adulterados nas cidades de Jaraguá do Sul, Balneário Piçarras, Penha e Barra Velha.

Um grupo criminoso foi alvo da Operação Reação Adversa, da Polícia Civil, deflagrada nesta segunda-feira (26) em Santa Catarina, vendia Ozempic falso, medicamentos abortivos e anabolizantes por meio de um perfil nas redes sociais. O que mais chamava a atenção de consumidores era o preço baixo dos produtos comparado aos valores praticados no mercado.

De acordo com a DLAV/DEIC (Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro), foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, uma prisão preventiva e duas prisões em flagrantes em Jaraguá do Sul, Canoinhas, Barra Velha e Catalão (GO).

Por meio de uma conta no Instagram (@anabolitoral_), os criminosos vendiam produtos apontados como “originais e lacrados”. Da região do Vale do Itajaí, a loja ainda indicava marcas famosas que, supostamente, comercializava.

Em um story – foto temporária no Instagram -, obtido pela investigação, o grupo anunciava entregas de produtos em Barra Velha, Penha, Balneário Piçarras e Navegantes.

Segundo a investigação, no entanto, os criminosos compravam medicamentos vencidos, removiam as datas de validade reais e as adulteravam para datas ainda válidas.

Uma gráfica de Barra Velha também participava do esquema e fabricava caixas idênticas às originais dos medicamentos adulterados, como o Ozempic. Em um computador do local ainda foram encontradas artes usadas para a produção dos materiais.

Conforme a políciai, o dono do local não foi preso, mas será investigado. “Não teve prisão lá na gráfica. Mas isso não significa que o responsável não vai ser responsabilizado. Certamente ele vai ser responsabilizado como o autor do crime de adulteração e falsificação do medicamento”, informou.

Remédios já prontos e substâncias para fabricação foram apreendidos durante ação nas três cidades catarinenses. Já um fornecedor também foi alvo da operação e preso na cidade de Catalão, em Goiás.

Investigação

A investigação iniciou após uma vítima sofrer complicações graves por usar o medicamento para emagrecer falsificado e precisar ser hospitalizada para receber tratamentos intensivos.

O delegado titular da DLAV, Jeferson Prado, pede para que as pessoas que adquiriram produtos com o grupo procurem uma delegacia da sua região para denunciarem o caso – e, possivelmente, entregarem os medicamentos para perícia.

Apreensão de veículos

Com a operação, veículos de luxo e imóveis adquiridos com o lucro foram apreendidos e indisponibilizados para reparação às vítimas. Segundo a Polícia Civil, o crime tem pena prevista de 10 a 15 anos de reclusão. Os investigados ainda poderão responder por tentativa de homicídio com dolo eventual.

A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Goiás, do Laboratório de Tecnologia em Lavagem de Dinheiro da DEIC e das DICs de Canoinhas e de Campos Novos.

Perigo mortal

Um dos medicamentos falsificados era o conhecido Ozempik e no lugar dele os investigados colocavam uma caneta de insulina, alterando a aparência, toda a embalagem [do remédio], o que levou vítimas a utilizarem isso e chegarem a ser hospitalizadas, correndo risco de morte em razão da queda abrupta da glicemia”, explica a Polícia Civil.  

Segundo a apuração da Polícia Civil, o grupo criminoso obtinha medicamentos vencidos, removia as datas de validade reais e adulterava-as para datas ainda válidas. Uma gráfica participava na produção de caixas idênticas às originais dos medicamentos falsificados.

A operação foi motivada após uma cliente catarinense parar na UTI após aplicar um falso medicamento para emagrecer, acreditando ser Ozempic, comprado pelo vendedor de Santa Catarina. O item, na verdade, era insulina.

Fonte Original | Carneiro News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Metais House Hidroprodutos
Cada de Repouso Recanto Bom Viver
Grupo Barra Seg
Cabral Climatização
Energia Racional
Sidney e Luiz Auto Car
Marolas Restaurante e Petisqueira
Pet Shop Yakusa
Isabelly Marhian - Moda Intima, Fitness e Praia
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)