A Galeria de Artes Élson Renato dos Santos, localizada no CIC – Centro Integrado de Cultura de Navegantes, junto a Fundação Cultural, recebe, durante o mês de setembro, a exposição “O Som do Vento”, de autoria da artista plástica Wálery Calafati e com curadoria de Rosiane Serafim. A realização é da Fundação Cultural de Navegantes e conta com recursos federais da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
A exposição reúne três elementos essenciais: argila, som e vento, dando origem a delicadas esculturas de Mensageiros dos Ventos. Modeladas em argila e posteriormente queimadas em diferentes posições, as peças ganham formas e sonoridades únicas, capazes de despertar os mais diversos sentimentos. Quando o vento as atravessa, faz com que se toquem suavemente, liberando sons que ecoam como sussurros do tempo, ora suaves, ora intensos, evocando alegria, melancolia, euforia e serenidade… emoções que dançam no ar.
De acordo com Wálery, as peças foram produzidas durante o Curso de Cerâmica, promovido gratuitamente pela Fundação Cultural, através da Escola de Arte Dona Bentica. “São 15 peças produzidas em cerâmica, de formas e cores diferentes, confeccionadas por mim durante as aulas. Esta oportunidade é importantíssima para mim e para os artistas de nosso município. Através destas ações que nos capacitamos ainda mais e divulgamos nossa arte”, enfatiza.
A exposição segue aberta à visitação até o dia 03 de outubro, com entrada gratuita e horário de funcionamento das 08h às 12h e das 13h30 às 22h.
A Galeria Élson Renato dos Santos fica no piso superior do CIC de Navegantes, localizado na Rua Maria Leonor da Cunha, n° 432, no Centro, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes.
Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP
Fotos: Marcos Porto