A cada início de ano, os vestibulandos vivenciam a mesma expectativa: aguardam ansiosamente pela divulgação das listas de aprovados, onde milhares de alunos celebram com o êxito alcançado e o resultado do esforço empregado ao longo de todo esse período de estudo.
Alunos de Joinville compartilham histórias de superação, os maiores desafios enfrentados e a alegria de ver os nomes nas listas de aprovações de universidades públicas e privadas do Brasil e também do exterior.
A estudante do Terceirão do Colégio Bonja, Analú Gruner Carara, conquistou a 1ª colocação no curso de Engenharia de Controle e Automação na UFSC e foi aprovada também no curso de Medicina na Univille. Sobre essa conquista, a estudante afirma: “Esta aprovação significa a recompensa de todo meu esforço, dedicação e comprometimento ao longo dos meus anos de estudos.
Outro aluno que comemora o sucesso é Abner da Costa Barros Pacheco. “Realmente é uma grande emoção ser aprovado, principalmente por todo meu esforço e dedicação aos estudos valerem a pena”, indica o aluno aprovado em 1° lugar no curso de Agronomia na IFC (Instituto Federal Catarinense), considerada a 2ª melhor nota geral desta instituição.
“Os três últimos anos da escola são planejados para preparar os alunos. Os dois primeiros anos do Ensino Médio são para vencer os conteúdos e no Terceirão, fazemos a melhor preparação visando a continuidade dos estudos em universidades de referência no Brasil ou no exterior”, destaca o Diretor de Ensino Médio do Bonja, Roberto Luiz Carneiro Junior. “Estes resultados são frutos de um processo de Ensino Médio bem estruturado, que prepara os alunos para os desafios da vida, sendo o vestibular da UFSC um deles. De acordo com o levantamento da UFSC, o Bonja é o colégio de Joinville que mais aprovou alunos no vestibular da UFSC ao longo dos últimos cinco anos.
O campus da UFSC, em Florianópolis, será o novo endereço de estudos da estudante Júlia Cabral Nazário, aprovada em Medicina. “Esta conquista não foi só minha, mas também da minha família que, desde sempre, investiu na minha educação e acreditou no meu potencial.” Júlia aponta o suporte do Colégio Bonja, que foi sua “segunda casa” em 2023.
Quem está de malas prontas para o Estado de São Paulo é a adolescente Eloísa Hermann Moser, que está comemorando suas aprovações em Bacharelado em Química com Especialização em Química Forense na USP (Ribeirão Preto), Bacharelado em Química na USP (capital paulista) e também no curso de Farmácia, na UEPG, de Ponta Grossa, no Paraná.
“Ser aprovada em faculdades como essas reflete todo o meu esforço, reforçando a ideia de que se eu me dedicar a algo, consigo chegar onde desejo. Receber o resultado positivo foi uma sensação de alívio, de orgulho e muita alegria”, aponta ela.
Surreal… Esta é a palavra definida pelo aluno Glaucio Gonçalves Filho ao receber a positivação no curso de Fisioterapia na USP (Universidade de São Paulo) na 5ª colocação. Além desta aprovação, ele alcançou o 3º lugar na UFPR. “Estas conquistas refletem o meu esforço e dedicação nos estudos. Emocionante ver o próprio esforço sendo concretizado”. Quando perguntado sobre seu futuro, ele rapidamente responde: USP.
O estudante Pietro Grüdtner Munhoz da Rocha Guimarães comemora o êxito nas aprovações em Ciências Econômicas pela Insper-SP e também no curso de Administração de Empresas na FGV (Fundação Getúlio Vargas). “O começo deste novo ciclo da minha vida é muito promissor. As aprovações obtidas são resultado de todo o empenho de uma década no Colégio Bonja. Receber as confirmações é um grande alívio, porque eu participei de vestibulares concorridos”, comemora o adolescente.
O sonho de estudar nos Estados Unidos também estava no planejamento de alguns estudantes, como é o caso da aluna Martina de Araújo Goes Schmitt, aprovada em universidades americanas, todas no curso de Arquitetura de Interiores, entre elas: Central Michigan University e University of New Haven. “Esta é uma grande recompensa por um ano inteiro de muita dedicação. Passar em uma universidade americana é muito mais complexo do que as pessoas imaginam; envolve mais de 15 redações com temas definidos pelas universidades e o histórico escolar de todo o Ensino Médio”, explica a estudante do Colégio Bonja.
Bruno Ian Carraro também conquistou vagas nas universidades americanas. “Estudar fora é um sonho de criança; sempre quis buscar o melhor para os meus estudos, então receber essas aprovações tem sido uma experiência realizadora. É fruto de muito trabalho”, comenta o estudante. Ele foi aprovado na: University of Kansas, Colorado State University, Purdue University, Iowa State University e está tentando Engenharia Aeroespacial no MIT (Massachusetts Institute of Technology). “Entendo que o valor está na jornada. Mesmo se os resultados não forem os que eu esperava, isso é sinal de que ainda tenho mais para aprender antes de chegar a essa próxima fase da minha vida”, comenta ele.