Com a proposta de capacitar equipes escolares e criar ambientes educacionais inclusivos em diversos municípios de Santa Catarina, o Espaço Junior, centro de referência no atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizou neste mês de julho mais uma capacitação gratuita do projeto “TEA em Foco”.
“Um dos principais objetivos é a sensibilização contínua de gestores e professores dos centros de educação infantil e fundamental à importância da avaliação e intervenção precoce nos primeiros anos de vida, etapa crucial para o desenvolvimento das crianças com TEA”, explica a orientadora educacional do Espaço Junior, Kátia Cristina Reimer Siedschlag.
As orientações detalhadas sobre os procedimentos de encaminhamento nos casos de suspeita ou confirmação de transtornos no desenvolvimento infantil são pilar central para o avanço do bem-estar das famílias. O projeto, que segue sendo aplicado em diferentes cidades, visa fornecer subsídios educacionais e estratégias práticas para auxiliar os professores e os gestores no trabalho do dia a dia com as crianças diagnosticadas com TEA. Assim, é possível garantir o cumprimento das leis existentes e fortalecer a comunicação entre escola, clínica e família.
As formações contínuas para profissionais que trabalham direta e indiretamente com crianças com TEA, aborda estratégias psicoeducativas e comportamentais. As campanhas de sensibilização em escolas públicas e privadas, destacam a importância da inclusão e os benefícios de um ambiente escolar acolhedor. Adicionalmente, treinamentos colaborativos focados em rastreamento, adaptação de recursos curriculares e pedagógicos, e intervenções comportamentais são desenvolvidos para garantir uma abordagem educativa integral.
“O projeto reflete nosso compromisso contínuo com a inclusão e o desenvolvimento integral das crianças com TEA”, afirma Renata Pessoa, Diretora Técnica do Espaço Junior. “A capacitação dos profissionais de educação e a integração entre escola, clínica e família são fundamentais para proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficaz para toda a sociedade”, pontua ela.
Para atuar, o “TEA em foco” promove a criação de projetos de leis municipais que facilitem a comunicação entre escolas e clínicas, assegurando um suporte contínuo e eficaz às crianças com TEA, por meio do Instituto Espaço Junior, braço educacional do Espaço Junior.
Uma das principais iniciativas é a manutenção e ampliação das parcerias com redes de apoio locais, incluindo secretarias municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Tratamento do Espectro Autista (CTEA). Esse foi o caso das últimas cidades que o projeto já passou, como Barra Velha. “Essas colaborações são essenciais para criar uma rede de suporte robusta para as crianças com TEA e suas famílias nos municípios”, reitera Kátia Siedschlag.
Sobre o Espaço Junior
Fundado há quatro anos, o Espaço Junior dedica-se ao atendimento e suporte de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Com uma abordagem centrada na família e no desenvolvimento integral, o Espaço Junior oferece serviços especializados e programas inovadores para garantir o bem-estar e o progresso de cada indivíduo atendido.
Em 2023 criou o Instituto Espaço Junior visando compartilhar o conhecimento teórico e prático sobre o TEA. E mais recente, nasceu a plataforma Conecta, que reúne iniciativas do Espaço Junior em um único lugar, oferecendo serviços e benefícios para fortalecer e apoiar a comunidade autista. “Acreditamos na importância de pertencer a uma comunidade acolhedora e solidária onde todos se sintam valorizados e possam evoluir”, finaliza Renata.