Na última quinta-feira (19), as cidades de Penha e Camboriú uniram forças para a Etapa Intermunicipal da Conferência Nacional de Educação Extraordinária (Conaee). Mais de 180 profissionais da educação se reuniram para avaliar o atual Plano Nacional de Educação (PNE) e propor melhorias na sua elaboração, que terá validade de 10 anos.
O tema da Conae 2024 é o “Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Educadores, gestores e especialistas em educação das duas cidades analisaram e debateram estratégias para o eixo VII – Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.
Além das discussões educacionais, o evento também contou com apresentações culturais, proporcionando um ambiente rico em cultura e diversidade, como a apresentação do Mastro de São Sebastião e da Banda Municipal de Penha (Bamupe). Camboriú contribuiu com um número musical apresentado pelos alunos do 5º ano da Escola Tânia Regina Garcia e com o depoimento bilíngue da estudante afegã Shokria Sekandari, que saudou os participantes em persa e em português, mostrando a diversidade cultural e a importância da educação inclusiva.
A Secretária de Educação, Thyrciane Santana, destacou a importância do evento e agradeceu o município de Camboriú pela parceria.
“É fundamental o debate sobre a educação pública de forma qualificada e objetiva. A etapa foi um sucesso, agradeço muito ao município de Camboriú pela acolhida e parceria nesse evento tão importante para o futuro da educação”, finaliza.
Nesta quarta-feira (25/10), acontecerá a leitura e debate com os profissionais da rede municipal de educação de Penha. No mesmo dia, de maneira virtual, será a Etapa Regional Amfri-CoGemfri, organizada através do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da Amfri (CSME) e o Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (CoGemfri), que integram os 11 municípios do território.