Navegantes recebeu, na noite desta terça-feira (16), no CIC, a edição do Encontro de ideias, promovido pela Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC), tendo a mobilidade como foco central. A iniciativa que percorre diferentes cidades catarinenses para fomentar o diálogo sobre temas estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
Conduzido pela jornalista Karin Verzbickas, diretora de imprensa da ADVB/SC, o painel contou com participação do prefeito Liba Fronza; Beto Martins, secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias; Rafael Santos, Relações Institucionais e Governo da AuroraCoop; Jaylon Cordeiro, diretor executivo do CIM-AMFRI; e Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente administrativo da Portonave.
“A ADVB tem o compromisso de estar presente em todas as regiões de Santa Catarina, se aproximando dos empresários e das lideranças locais. Estar em cidades como Navegantes reforça nossa missão de conectar pessoas, ideias e oportunidades, contribuindo para o fortalecimento dos negócios e da economia catarinense”, disse o presidente da ADVB/SC, Ricardo Barbosa Lima.
O prefeito Liba agradeceu à ADVB pela realização da agenda em Navegantes e ressaltou a relevância do encontro. Segundo ele, debates sobre temas estratégicos, como a mobilidade urbana, contribuem para impulsionar o desenvolvimento local e posicionar a região em destaque no cenário estadual.
“Estamos, diariamente, empenhados em construir uma Navegantes e região de oportunidades, que se consolide como referência em Santa Catarina. O papel da ADVB é fundamental nesse processo, pois sua atuação tem trazido ideias e discussões que fortalecem a construção de um estado cada vez mais inovador e competitivo”, afirmou.
“Hoje, cerca de 20% do preço de um produto que chega ao consumidor se deve à precariedade da infraestrutura de transporte. Isso significa que, de cada cinco frangos exportados, um é para cobrir os prejuízos com estradas ruins e acessos difíceis aos portos”, pontuou o representante da AuroraCoop, Rafael Santos.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, enfatizou a nova visão integrada do governo estadual. Segundo ele, é a primeira vez que o Estado trata o tema portuário de forma articulada com outros modais, como ferrovias e transporte aéreo. “Nosso desafio é olhar para a logística como um sistema, e não de forma fragmentada”, explicou.
Já o diretor executivo do CIM-AMFRI, Jaylon Cordeiro, apresentou o PROMOBIS, Programa de Mobilidade Integrada Sustentável. Se trata da primeira operação de financiamento consorciado com o Banco Mundial no Brasil, envolvendo 11 municípios catarinenses.
“O evento foi uma oportunidade para destacar a importância da infraestrutura e da logística para o desenvolvimento do estado. É essencial que os acessos terrestres e aquaviários sejam capazes de atender à crescente demanda do setor produtivo e garantir mobilidade à população. A viabilização do túnel Itajaí-Navegantes, por exemplo, virá proporcionar ainda mais eficiência aos dois municípios. Aliado a isso, os investimentos realizados pelos terminais também são fundamentais”, destacou Castilho.
Nesse cenário, segundo ele, a Portonave destina aproximadamente R$ 1,5 bilhão na adequação do cais e aquisição de novos equipamentos para manter sua competitividade, aumentando a capacidade operacional e permitindo o recebimento de navios de até 400 metros de comprimento. “Com isso, poderemos movimentar ainda mais a produção de Santa Catarina e do país. Somente com essa visão integrada será possível assegurar a competitividade e o crescimento sustentável.”, conclui.
Texto: Anahi Gurgel, com informações da ADVB/SC e Portonave
Fotos: Marcos Porto

























