A Paróquia Nossa Senhora da Penha divulgou oficialmente a programação da 189ª Festa do Divino Espírito Santo, que acontece na igreja Matriz de Penha, de 28 de maio à 9 de junho. Além da promoção religiosa, a Festa do Divino 2025 terá apresentações musicais e culturais, com encenação teatral, boi de mamão, dança de São Gonçalo e o show nacional com a banda católica Colo de Deus.
Os festejos desse ano iniciam no dia 28, por volta das 19h, com o hasteamento da Bandeira do Divino, com dimensão de 10 metros de comprimento por 7,5 metros de altura, no mastro com 15 metros de altura fixado no pátio frontal da igreja Matriz. Em seguida, às 19h30 acontece a Novena Perpétua do Divino Espírito Santo e após no salão paroquial apresentação teatral do Grupo de Jovens Filhos da Rainha.
No dia 29 (quinta-feira) acontece a 1ª Novena com início às 19h30. O novenário segue até o dia 6 de junho. Após as missas, no salão paroquial apresentações culturais e musicais e serviço de bar e cozinha. Confira a programação oficial abaixo.
Bandeira peregrina
O casal imperial da 189ª Festa do Divino Espírito Santo, Thiago Felício Adriano e Eduarda Manoela dos Santos Adriano, eleitos no ano passado, iniciaram a evangelização no feriado de 21 de abril. O casal e sua comitiva e foliões já percorreram as residências de devotos das cidades de Itajaí, Navegantes e Balneário Piçarras. Em Penha, foram visitadas as comunidades de São Nicolau, São Cristóvão, São Pedro (Prainha de São Miguel), São Miguel (Gravatá), São Judas (Olaria), São João Batista (Armação) e Bom Jesus (Morro do Ouro), Santa Lídia (Santa Lídia), São José (Mariscal) e Aparecida (Praia de Armação). Nos próximos finais de semana serão visitados os devotos do bairro Nossa Senhora de Fátima e do Centro de Penha.
Durante a peregrinação do imperador, imperatriz, foliões, comitiva imperial e a bandeira da evangelização é recebida com muita fé e emoção, com cantos de louvor, orações e os versos de improvisos dos foliões fazem parte do ritual.
Família Coroada
Thiago Felício Adriano, é natural de Penha e morador do Centro da cidade. Eduarda Manoela dos Santos Adriano é natural de Navegantes e desde criança já vivia a tradição da Festa do Divino.
Thiago é de família devota do Divino e tradicional de Penha. Ele esperava ser sorteado por três anos. Thiago é bisneto de Felício João Adriano, coroado em 1.942. Neto de Evilásio Adriano (Nem) e de Ivone Nympha Maia Adriano, que por décadas cediam sua residência durante o Tríduo Festivo como a Casa Imperial. Desde os seus primeiros anos de vida, Thiago vive esta tradição quase bicentenária no lar de seus avós paternos.
Programação oficial