Alunas do Ateliê Cora Coralina receberão “Comenda Meritocrática Evita Perón” na Argentina

A Casa da Artista “Zystopa”, de Barra Velha, comemora sua mais recente conquista: Paola Hazure e Everli Unterstel, duas alunas do Ateliê Cora Coralina, mantido pela Casa, juntamente com a artista plástica Rosi Ana Stopa (Zystopa), organizadora do projeto, receberão a “Comenda Meritocrática Evita Perón”, na Argentina

Compartilhar:

A Casa da Artista “Zystopa”, de Barra Velha, comemora sua mais recente conquista: Paola Hazure e Everli Unterstel, duas alunas do Ateliê Cora Coralina, mantido pela Casa, juntamente com a artista plástica Rosi Ana Stopa (Zystopa), organizadora do projeto, receberão a “Comenda Meritocrática Evita Perón”, na Argentina, e terão seus trabalhos divulgados além das fronteiras nacionais.

“Estou muito feliz pois apresentei os trabalhos de parte de nossos alunos para serem vistos e indiquei para receber a Comenda, pelo fato de eles produzirem excelentes criações”, detalha Rosi Ana. “Dos alunos apresentados por mim, a Everli Unterstell e a Paola Piske Hazure, foram selecionadas pela qualidade das pinturas. Junto comigo, serão divulgadas e reconhecidas num evento em Buenos Aires, no início de agosto”, anuncia.

A Editora Magico de Óz, da Argentina, é a responsável pelo evento, e através dessas escolhas, mais do que nunca a Casa da Artista é reconhecida como oficina de arte que produz artistas e fomenta a cultura no Município.

“Essa é uma grande vitória. Ter quem acredite em nós e divulgue nossas obras além fronteiras é um grande passo. As escolhidas estão de parabéns”, observa Zystopa.

Paola Piske Hazure tem 18 anos, é natural de Joinville e mora em Barra Velha desde o ano passado. Estudante do último ano do Ensino Médio na Escola de Educação Básica Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar, no centro, e cursou oficinas de pintura na Casa da Artista por um ano e meio.

Ela também participou de exposições coletivas e itinerantes do 1º Concurso “Sobre as Águas de Barra Velha”, entre outubro e novembro do ano passado, e ainda da 3ª Mostra de Novos Talentos de Barra Velha, em 18 de novembro de 2023, e do Ciclo de Exposições Coletivas da Casa da Artista no Centro Cultural Casa de Palmito, de Barra Velha, em março deste ano.

Everli Unterstel, 56 anos, lecionou por 32 anos, sendo ainda secretária escolar, auxiliar de direção e diretora em Joinville, mora em Barra Velha desde 2022. Possui Ensino Superior em Pedagogia e é pós-graduada em Educação Infantil, e atualmente, cursa Bacharelado em Artes Visuais. Possui vários cursos de História da Arte e do Brasil, Literatura, Produção Cutlural e Oficinas de Artes Plásticas.

Ela também participou de exposições coletivas e itinerantes do 1º Concurso “Sobre as Águas de Barra Velha”, da 2ª e 3ª Mostra de Novos Talentos de Barra Velha, e do Ciclo de Exposições Coletivas no Centro Cultural Casa de Palmito. Também palestrou no Projeto Biblioteca Interativa da Escola Básica Municipal Manoel Antônio de Freitas, em Itajuba, no ano passado.

A idealizadora

Já Rosi Ana, natural de Itaiópolis, é uma artista plástica cuja linha de trabalho segue os temas da cultura e da sociedade. Ela iniciou as atividades artísticas em 1979, mas o reconhecimento foi conquistado a partir de 2012, quando entrou para a Associação Internacional de Escritores e Artistas, e neste ano participou do Catálogo da Literarte, que lhe abriu portas internacionais para prêmios no Brasil e exterior.

A projeção internacional começou pela “Exposição Intercultural de Literatura, Arte e Educação Saberes Criativos”, na Áustria, onde recebeu o Troféu e Título “ Diamonds of Art and Education Austrian”, em 2013, contando com obra no acervo do Castelo de Colbenz; e em 2015, o título “Ambassadeur de La Divine Academie Française des Arts, Lettres et Culture Paris à la cérémonie D’Honneur et Reconnaissance aux Femmes et Hommes de Valeur”, na França.

Em 2016, Zystopa foi agraciada com o Troféu “Imprensa Sem Fronteiras”, em Blumenau, além do “Prêmio Literarte Melhores do Ano”, no Memorial de Curitiba, Paraná. E também foi agraciada com o “Prêmio Fernando Pessoa”, oferecido em Curitiba, e em 2021, o “Troféu e Medalha Mário Quintana”, dado aos Melhores do Ano em Caxias do Sul, RS.

A consagrada artista plástica, entre outros prêmios, ainda recebeu o Prêmio Artista do Ano no “Carrousel du Louvre”, em Paris, onde foi condecorada com a “Mention Honorable à Exposition Au Carrousel du Louvre et 63th Salon Premier – Magie des formes et couleurs”, em 2022, e participou a convite do evento “Mostra Internazionale 62º Salone Premiato”, em Roma, Itália. Zystopa é ainda é detentora da Comenda Pablo Neruda, em Valparaíso, Chile.

Em Barra Velha mantém em funcionamento a Casa da Artista e o ateliê Coralina, onde produz obras para comercialização, realiza exposições e também oficinas de arte para aprendizes de diversas idades – único ateliê com essas características na região do Vale do Itajaí.

Para Rosi Ana, a seleção por parte da Mágico de Oz, organizadora na Argentina, é muito mais do que uma simples projeção. Essa editora, segundo Izadora Valladares, CEO e fundadora da editora, é uma plataforma que transforma sonhos em realidade, pois foi fundada na década de 90 pelo visionário português João Pacheco, na pitoresca Ilha da Madeira, e logo expandiu suas fronteiras, desembarcando no Brasil e formando uma ponte luso-brasileira para eventos culturais.

Deixe uma resposta

Compartilhar: