Fabiano Schmidt

Coluna Plantas & Paisagismo

Seja bem vindo(a) a esta coluna, me chamo Fabiano Schmidt, sou apaixonado por plantas e especial orquídeas, cactos, suculentas e bonsai.

Sou de Joinville – Santa Catarina, agremiado a AJAO (Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas) onde realizamos diversas atividades como: reuniões entre os agremiados, plantio de mudas pela cidade, participação de eventos no estado e no Brasil e a idealização da Festa das Flores hoje considerada uma das maiores da América Latina.

Tenho como objetivo nesta coluna trazer 1 vez por semana um pouco mais sobre o Mundo das Plantas, paisagismo e jardinagem:

– Cultivo
– Informações sobre plantas
– Histórias
– Dicas
– Sugestões
– Eventos
– Entre outros assuntos relacionados.

Espero que goste do conteúdo.

Compartilhar:

Rosa do Deserto – Você realmente a conhece?

Hoje em nossa coluna vamos falar sobre essa belíssima planta onde todos tem alguma dúvida, a belíssima Rosa do Deserto.
Rosa do Deserto

A rosa do deserto é uma flor que vem fazendo muito sucesso devido a sua beleza única e muita gente sonha em tê-la em seu quintal. Tenho certeza que você é uma dessas pessoas que se não tem adoraria ter uma dessas enfeitando sua casa, hoje você vai aprender como cuidar de uma rosa do deserto e também entender um pouco mais sobre o que ela é, vamos lá então pois estou louco para te ensinar tudinho sobre essa maravilha.

O que é uma rosa do deserto?
Você sabe o que é uma rosa do deserto? Não? Sim?

Ficou na dúvida né, eu sei mas vamos lá vou falar um pouquinho dela, a rosa do deserto é uma flor originária da África do Sul e faz parte da família Apocynaceae, podendo chegar a medir até 4 metros de altura e um metro e meio de largura quando cultivada em seu ambiente natural, interessante não achou? Pois é vemos elas por ai pequenas sendo vendidas em diversos lugares, porem ela pode ficar gigante, eu adorei isso e você?.

Esse tipo de flor adapta-se facilmente a países tropicais, afinal, elas são plantas originárias de áreas muito quentes. E no seu formato o caule é mais grosso na base porque a flor originária de áreas desérticas precisa de estrutura para suportar bastante vento e reservar água. Esse formato faz com que a rosa do deserto lembre uma pequena árvore com raízes visíveis.

 

Rosa do Deserto - Você realmente a conhece?

Você Sabia?
Que existem vários tipo de de rosa do deserto?

As flores da rosa do deserto podem ser encontradas em diversas cores desde tons de branco, rosa, lilás, vermelho e vinho, até a exótica na cor preta, muito legal isso não achou!.

Como cuidar de rosas do deserto?
Você tem uma sementinha de rosa do deserto, mas não sabe exatamente como cuidar? Vem comigo que vou te mostrar o que fazer.

Preparação para plantar sementes de rosa do deserto
A rosa do deserto precisa de bastante água para se desenvolver bem (é isso mesmo bastante água), porém, é importante que o solo não fique muito encharcado. Por isso, ao plantar as suas sementes opte por vasos que façam uma boa drenagem da água, ou seja, com bastante furinho.

Antes de colocar as sementes nos vasos de plantas, forre o fundo com pedras e com TNT para que as raízes não saiam do vaso. Como é uma planta de clima semiárido e está acostumada com bastante calor, o substrato ideal para plantar as sementes deve conter uma mistura de terra, areia grossa e húmus de minhoca.

Ambiente para rosa do deserto
Como já falamos, as rosas do deserto são plantas originárias de ambientes com baixa umidade e com muito calor, por isso, ao plantar as suas sementes é importante deixá-la em um local onde bate bastante sol na planta e que a temperatura mínima não seja menor que 14ºC. Tente colocar próximo a janela, como ao lado do sofá, sobre uma mesa de centro, aparador ou até rack.

Rega para rosa do deserto
É importante não colocar muita água, assim você evita que as raízes da planta apodreçam. Portanto, se você tem sementes de rosa do deserto e resolveu plantá-las, é interessante manter a terra sempre úmida, mas sem estar encharcada, por isso, para saber se sua rosa do deserto precisa de rega, basta observar se a terra está úmida e seca. Você pode usar a ajuda de uma mangueira ou regador para molhar a terra.

Cultivo da rosa do deserto
Se você deseja ter aquele tipo bem específico da planta com os troncos grossos, é importante que você tenha as ferramentas para horta para fazer o cultivo adequado de suas sementes, porém, se você preferir a rosa do deserto também pode ser cultivada por estacas. Uma dica muito importante é que sempre quando for fazer a poda ou o replantio da rosa do deserto, não se esquecer de usar luvas, afinal, a planta possui uma seiva extremamente tóxica.

Como saber a cor da rosa do deserto
Se você quer uma cor especifica para a sua planta como a rosa do deserto preta, por exemplo, é importante saber a sua procedência e qual a maneira que ela foi cultivada. Se a planta foi cultivada dentro de uma estufa e a polinização foi feita com duas plantas iguais e não teve polinização de insetos é grande as chances de você conseguir a cor desejada, por isso é sempre importante verificar isso com o vendedor ou produtor de onde você comprou as sementes.

Podas
As podas são muito importantes para que a sua planta floresça com mais facilidade e também para dar forma a ela. Você pode usar recursos que os produtores de bonsais utilizam, como envolver os galhos com arames e ancorá-los com barbante, para dar o formato desejado na planta.

Rosa do Deserto - Você realmente a conhece?

Adubação
Como essa planta precisa de um vaso com drenagem alta, com o tempo certos nutrientes acabam se perdendo. Por isso é preciso fornecer adubação e garantir assim que ela se desenvolva bem e forneça mais flores ao longo do ano. Os fertilizantes não devem ser aplicados diretamente nas raízes ou quando o substrato estiver totalmente seco, pois ele pode queimar as raízes e fazer com que as folhas caiam. Uma dica é usar o Forth Cactos para ter bons resultados com a sua rosa do deserto,porem no mercado já é possível encontrar adubos específicos para rosas do deserto.

Salvando uma planta que apodreceu
Se você descuidou das regas e a sua plantinha apodreceu, tenha calma, pode ser que ainda haja salvação. Retire a planta da terra, limpe todas as raízes e com uma colher elimine todas as partes apodrecidas. Pendure a planta num local com sombra até que cicatrizem todos os cortes. Isso vai levar de 5 a 6 dias. Depois replante o bulbo num vaso com um substrato novo e deixe-a mais uns 3 a 4 dias na sombra. Aos poucos, vá colocando sua planta no sol e acompanhe o desenvolvimento dela. Não se preocupe se as folhas caírem durante esse processo, é normal.

Adaptação a um novo ambiente
Logo que você compra a sua rosa do deserto, de um viveiro ou de um mercado, é normal as folhas ficarem amareladas e as flores caírem. Isso acontece porque a planta mudou de ambiente drasticamente, mas não se preocupe. Não é necessário mudá-la de vaso ou receber adubo nesse período de adaptação, espere até que a planta demonstre crescimento.

Foi um grande prazer trazer essa postagem para vocês!!!

Compartilhar:

Deixe uma resposta