Bombeiro militar de Santa Catarina participa de curso de emergências com substâncias tóxicas na Espanha

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) encaminhou o único representante brasileiro ao Curso de Resposta a Emergências Envolvendo Produtos Químicos Tóxicos em Ambientes Não Convencionais, em Múrcia, na Espanha.

Compartilhar:

Bombeiro militar de Santa Catarina participa de curso de emergências com substâncias tóxicas na Espanha

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) encaminhou o único representante brasileiro ao Curso de Resposta a Emergências Envolvendo Produtos Químicos Tóxicos em Ambientes Não Convencionais, em Múrcia, na Espanha. O evento, direcionado aos membros do Grupos de Países da América Latina e Caribe (Grulac), ocorre entre os dias 4 e 8 de novembro e conta com a presença do major Marcelo Della Giustina da Silva, subcomandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM) e presidente da Coordenadoria de Emergências com Produtos Perigosos.

O curso tem como objetivo capacitar os participantes nos princípios básicos de cuidados e proteção conforme o artigo 10 da Convenção sobre Armas Químicas, abrangendo a resposta a incidentes com agentes de guerra química e produtos químicos industriais tóxicos. A programação combina aulas teóricas e práticas, com foco em resposta a emergências químicas, uso de equipamentos de proteção individual, técnicas de descontaminação e detecção, além de melhores práticas para o manejo de incidentes com agentes químicos. O evento também promove a troca de informações e o desenvolvimento de uma rede de contatos entre os profissionais participantes.

Para o major Marcelo, a experiência representa uma oportunidade de aprendizado e compartilhamento de conhecimento com a corporação. “Essa é mais uma oportunidade de capacitação e de levar o aprendizado ao CBMSC, onde poderei compartilhar os conhecimentos adquiridos com os demais bombeiros da corporação. Além disso, é uma grande satisfação trocar experiências com profissionais de 15 países participantes”, afirma o oficial.

Participam do curso bombeiros, policiais e militares das forças armadas de 15 países da América Latina e do Caribe, entre eles Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Colômbia, Equador, México, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O curso é coorganizado e apoiado pelo Governo da Espanha, pela Secretaria da Convenção sobre Armas Químicas e pela Câmara Municipal de Múrcia, contando com instrutores especializados do Corpo de Bombeiros de Múrcia.

Fonte Original | Agência de Notícias SECOM

Deixe uma resposta

Compartilhar: