Boletim da dengue em Barra Velha registra menor percentual de aumento do período

O valor é o menor da série histórica, se comparado ao resultado dos últimos 15 dias.

Compartilhar:

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha, por meio da Vigilância Epidemiológica, atualiza nesta sexta-feira, 28 de junho, o boletim sobre a situação da dengue no município.

Os números são resultado do compartilhamento feito pela Vigilância Epidemiológica do município, e revelam o cenário obtido até o dia 27/06/2024. Desde o início do ano de 2024 até a data citada, foram notificados 5.055 casos confirmados de dengue na rede pública de saúde. O valor é o menor da série histórica, se comparado ao resultado dos últimos 15 dias, quando eram 4.938 casos.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Gabriela Pimenta, “a cidade vive um momento de baixa na epidemia de dengue. Nas últimas duas semanas o percentual de aumento dos casos é de apenas 2,37%, o menor para o período desde o início deste ano*.

Apesar do cenário positivo, os cuidados devem continuar. Confira algumas dicas práticas:

Limpe as calhas e evite que o acúmulo de galhos e outros objetos impeça o escoamento da água.
Lave com escova os potes de comida e de águas dos animais de estimação.
Mantenha caixas d’água tampadas.
Guarde garrafas com a boca virada para baixo.
Evite plantas que possam acumular muita água.
Mantenha lixeiras sempre tampadas.
Preencha os pratos das plantas com areia até a borda.
Evite acumular entulho, pois pode se tornar um criadouro do mosquito.
Retire a água acumulada em lajes.

Denúncias de focos (locais com a presença de larvas) e prováveis criadouros (locais com acúmulo de água parada e limpa com potencial para se tornar um foco) podem ser feitas por Whatsapp no número 47 9 9638-1879. Durante o período já foram catalogados 240 registros dessa categoria.

Os diagnósticos estão em conformidade com o método clínico epidemiológico ou foram comprovados por meio de exames laboratoriais e testes rápidos NS1, responsáveis por garantir a precisão dos dados. Nas últimas duas semanas, a cidade manteve o número de 96 internações por conta da doença e já registrou dois óbitos neste ano.

Deixe uma resposta

Compartilhar: