O músico e educador musical Luciano Candemil se dedica, há alguns anos, a compartilhar seus conhecimentos sobre os ritmos afro-brasileiros em diversas ações formativas. Neste semestre, Candemil está realizando uma circulação pelo estado com uma série de oficinas que chega a Balneário Piçarras no próximo dia 20 (quinta-feira), data em que se celebra o Dia da Consciência Negra. A prática tem como foco a tradição do povo bantu e sua influência nas raízes do samba. A oficina ocorre no Centro Cultural Luiz Telles, dividida em duas etapas, uma às 13h30 e outra, às 18h30. A classificação indicativa é de 12 anos de idade e a participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição através do formulário disponível em percussaocatarina.com/anderle2025/inscricoes/.
Na oficina Percussão Catarina: A tradição bantu e as raízes do samba, Candemil vai trabalhar aspectos teóricos e práticos do ritmo, profundamente enraizado no imaginário cultural brasileiro. A prática propõe um passo atrás, voltando o olhar aos ritmos originários da tradição bantu, intimamente relacionados às origens do samba. Da influência destes povos, situados na região do Congo e Angola, advêm os princípios musicais africanos que confluem para ritmos precursores do samba, como cabila ou cabula, samba de caboclo, samba duro, samba de roda, samba de angola, arrebate, monjolo e jongo.
As práticas serão conduzidas pelo proponente com auxílio de um músico assistente, facilitando a dinâmica com o grupo de participantes, além da assistência de um profissional de comunicação inclusiva ou intérprete de Libras, se houver necessidade. Para participar, não é necessária experiência prévia nem possuir instrumentos próprios.
Luciano Candemil, responsável pelas oficinas, comenta sobre a concepção do projeto. “A intenção é destacar a contribuição dos povos bantu para o desenvolvimento deste gênero musical tão presente na nossa identidade, tanto por meio da estrutura e dos padrões rítmicos tocados nos instrumentos de percussão, como também por meio das heranças culturais”, afirma.
Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.
Serviço:
O quê: Oficina Percussão Catarina: A tradição bantu e as raízes do samba;
Onde: Centro Cultural Luiz Telles – Av. Getúlio Vargas, 1113 – Bairro Santo Antônio, Balneário Piçarras (SC);
Quando: Dia 20 de novembro (quinta-feira), às 13h30 e às 18h30;
Quanto: a participação é inteiramente gratuita – 30 vagas disponíveis. Inscrições em: percussaocatarina.com/anderle2025/inscricoes/.
Foto: Mariana Castro.

























