Marina da Glória
Mineiração Nilson

domingo, 23 de novembro de 2025

quarta-feira, 14 de novembro de 2025

Mineiração Nilson
Marina da Glória

Alexa será recurso pedagógico para acessibilidade e inclusão nas escolas de Navegantes

Assistente virtual está proporcionando experiências interativas e personalizadas para alunos com diferentes necessidades educacionais.
Alexa será recurso pedagógico para acessibilidade e inclusão nas escolas de Navegantes

A Secretaria de Educação de Navegantes deu um passo inovador na promoção da acessibilidade e da inclusão escolar. A partir de agora, as Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) contam com a assistente virtual Alexa como recurso pedagógico, proporcionando experiências interativas e personalizadas para alunos com diferentes necessidades educacionais.

No Centro Municipal de Educação Infantil Professora Nerozilda Pinheiro Ferreira, por exemplo, o estudante João Davi Barroso Cavalcanti, de 05 anos, vivencia a novidade sob a orientação da professora Michelly Cristiane de Souza. Um quadro visual com ícones e comandos, fixado próximo ao dispositivo, permite que os alunos escolham, com apoio do professor, a ação desejada. O recurso amplia as possibilidades de interação, estimula habilidades cognitivas e favorece o desenvolvimento emocional.

De acordo com a secretária de Educação, Natally Oliveira, a Alexa está sendo incorporada às 27 Salas de Recursos Multifuncionais da rede. A iniciativa é fruto de parceria com a Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças (SEPAF), que viabilizou a aquisição dos equipamentos por meio de uma doação da Receita Federal.

“A proposta é criar momentos lúdicos que fortaleçam vínculos e ampliem as oportunidades de aprendizagem para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Deficiência Intelectual (DI) e outras deficiências”, afirma Natally.

A gerente do Atendimento Educacional Especializado, Ana Paula Massiroli Dias, explica que, por meio de comandos de voz simples e intuitivos, a tecnologia incentiva a autonomia, estimula a linguagem, auxilia na noção de tempo e contribui para a regulação emocional.

“Estamos no início da implantação dessa ferramenta. Algumas unidades já começaram a utilizar, outras iniciarão em breve. A expectativa é muito positiva quanto ao impacto no desenvolvimento dos estudantes com deficiência atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais”, conclui.

Texto: Anahi Gurgel

Fonte Original | Arquivo de Educação – Prefeitura de Navegantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Metais House Hidroprodutos
Cada de Repouso Recanto Bom Viver
Cabral Climatização
Energia Racional
Sidney e Luiz Auto Car
Marolas Restaurante e Petisqueira
Isabelly Marhian - Moda Intima, Fitness e Praia
Pet Shop Yakusa
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)