Os 90 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de São Francisco do Sul irão orientar a população sobre prevenção à dengue e diagnóstico de focos do mosquito Aedes aegypti. A capacitação foi realizada pela Secretaria da Saúde com a Vigilância em Saúde nesta quinta-feira (15). A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do inseto que também transmite febre amarela, zika e febre chikungunya.
“Esse trabalho inicia de imediato, durante as visitas de rotina eles darão um foco na orientação e levantamento de situações de risco para dengue. Mas é fundamental que as pessoas dediquem um tempo para limpeza de suas residências e áreas externas que possam ser criadouros do mosquito”, explicou o gerente da Vigilância em Saúde, Manoel Francisco Patruni.
Com base no relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do dia 14 de fevereiro, há 135 casos positivos da doença de um total de 541 notificados. Pessoas com dengue apresentam sintomas de febre, náuseas, dores de cabeça, no corpo atrás dos olhos. Manchas vermelhas na pele e sangramento de nariz e gengivas com dor abdominal podem ser indicativo de dengue hemorrágica.
“A capacitação dos agentes é para dar continuidade às ações de combate à doença, uma forma de ampliar o trabalho que estamos desenvolvendo como a fiscalização e pulverização de inseticida”, pondera o secretário da Saúde de São Francisco do Sul, Jefferson Pacheco de Moraes.