Com a chegada do verão, neste domingo (21), a Prefeitura de Navegantes reforça uma série de orientações para moradores e turistas que pretendem passar a temporada no município. A expectativa, segundo a secretaria de Turismo, é receber mais de 300 mil turistas.
“Navegantes, a cada ano, vem desenvolvendo mais ações na temporada envolvendo atrações nas mais diversas áreas: muito esporte, cultura, música, gastronomia e diversão para todos os gostos e idades. Nossa cidade tem esse diferencial, uma programação completa e variada, diariamente, e ainda praias incríveis”, diz o secretário de Turismo, Luciano Maibuk.
São mais de 11 quilômetros de orla, serpenteando as praias Pontal, Central, Meia Praia e Gravatá, onde estão montados a Arena de Verão e os outros 3 pontos do Navega Verão2025/2026. “Temos praias limpas, que são um orgulho para nós. Tudo isso pode ser aproveitado de forma segura e organizada”, complementa.
Curtição consciente – Com aumento de visitantes na cidade, especialmente nas praias, é importante a atenção e respeito às normas de segurança na praia.
A orientação é que banhistas evitem áreas sinalizadas como impróprias para banho, sigam as indicações dos guarda-vidas e redobrem a atenção com crianças. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com responsabilidade, especialmente antes de entrar no mar.
“Temos toda a beleza da nossa praia, mas sempre alertamos aos riscos que o mar oferece. A principal dica é: sempre procure um posto guarda-vidas! Ao chegar na praia, o cidadão pode solicitar apoio para nossos guarda-vidas, perguntando quais são os locais indicados para banho”, orienta o comandante da 2ª Companhia de Bombeiro Militar em Navegantes, capitão Walter Pereira de Mendonça Neto.
Ele explica que o mar possui alguns riscos que são um pouco escondidos por uma pessoa que não tem experiência, por exemplo as correntes de retorno, que muitas vezes acabam não ficando óbvias para os nossos banhistas. Por isso é importantíssimo estarem atentos às bandeiras de local perigoso colocadas na faixa de areia e a bandeira triangular vermelha escrito ´local perigoso’, reforça.
Praia limpa, praia boa – A Prefeitura também orienta quanto ao descarte correto de resíduos, que moradores e visitantes utilizem as lixeiras disponíveis e, sempre que possível, levem seus resíduos para casa. Vidros e objetos cortantes devem ser evitados na faixa de areia, reduzindo riscos de acidentes. Respeitar a fauna, a vegetação de restinga e os espaços de preservação é fundamental para manter o equilíbrio ambiental e a qualidade das praias.
Também é regra de ouro planejar deslocamentos com antecedência, especialmente para quem vai desfrutar dos pontos do Navega Verão. O trânsito estará sempre intenso, principalmente finais de semana. Então, lembrando: o evento acontece das 8h às 19h.
“O uso responsável do espaço público contribui para uma temporada mais tranquila. Sons altos devem respeitar os limites estabelecidos pela legislação e o direito ao descanso dos demais frequentadores. A orientação é priorizar a convivência harmoniosa e o respeito mútuo”, diz Luciano Maibuk.
Texto: Anahi Gurgel
Foto: Marcos Porto









