As obras de modernização da orla de Navegantes entraram em uma fase estratégica com o avanço da instalação da rede subterrânea. O projeto, que substitui a fiação aérea em toda a extensão da beira-mar, agora concentra esforços no envelopamento dos eletrodutos que abrigarão o sistema de iluminação e fibra óptica.
A infraestrutura agora toma forma ao longo dos 11 quilômetros, onde quatro eletrodutos blindados estão sendo embutidos no subsolo, com cabos de alumínio. “O material é equivalente aos cabos de cobre, porém inibe o furto por ter baixo valor como sucata”, explica o secretário de Infraestrutura, Roberto Ferreira.
Além de eliminar o impacto visual dos fios aéreos, o sistema subterrâneo promete uma rede mais resiliente, representando um avanço em modernidade, segurança e qualidade de vida.
O projeto segue com a substituição de 80 postes e a manutenção da tecnologia LED, que deve ampliar a claridade na faixa de areia em até 30 metros, favorecendo o lazer e a segurança de moradores e turistas.
Diariamente, das 22h às 06h, agentes de segurança monitoram os trechos onde a fiação acaba de ser lançada. “Estamos garantindo que o investimento feito na infraestrutura da orla seja preservado. O apoio é fundamental para que o cabeamento de iluminação e segurança permaneça intacto até que receba a proteção do concreto”, explica o secretário de Segurança, Raimundo Cristofolini.











