Na última quarta-feira (21), A Secretaria de Saúde de Penha iniciou a capacitação da equipe de Atenção Primária à Saúde para qualificar os atendimentos voltados à saúde mental. A ação ocorre por meio da replicação da Mental Health Gap Action Programme (mhGAP), um programa do Ministério da Saúde.
O programa tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde para a identificação precoce, manejo clínico e encaminhamento adequado à serviços de saúde mental, com integração do cuidado em unidades de atenção primária, com intervenções para condições prioritárias como depressão, psicose, epilepsia, demência, álcool e drogas.
“A qualificação contínua da equipe de Atenção Primária à Saúde é fundamental para garantir um atendimento mais eficaz e humanizado em saúde mental. Profissionais capacitados podem identificar precocemente sinais de sofrimento, oferecer intervenções adequadas, reduzir encaminhamentos desnecessários e promover um cuidado integrado e acolhedor. Esse investimento no conhecimento e na formação reflete diretamente na qualidade de vida da população, fortalecendo a confiança da comunidade no sistema de saúde e garantindo respostas mais seguras, rápidas e resolutivas para cada pessoa que busca atendimento”, frisa o secretário de Saúde, Nestor Filipe da Luz.
A estratégia será aplicada em duas turmas, entre os meses de janeiro e março, na Policlínica Municipal, com mediação de profissionais especializados da Atenção Primária de Penha.
“Com a qualificação contínua das equipes, o município promove maior segurança no atendimento, melhora a resolutividade dos casos e contribui para a redução de encaminhamentos desnecessários, garantindo um cuidado mais próximo, acolhedor e eficiente à população”, enfatiza a responsável pela Atenção Básica, Juliano Lançana.










