Mineiração Nilson
Sicredi - Poupança no Sicredi Rende +
Marina da Glória

Simulado de acidente entre trem e ônibus escolar mobiliza forças de segurança e estudantes em São Francisco do Sul

Um cenário de emergência foi encenado nesta quinta-feira (24) na passagem de nível da Ponte da Pedreira, em São Francisco do Sul, durante um simulado de acidente entre um trem operado pela Rumo Logística e um ônibus escolar com estudantes.

Um cenário de emergência foi encenado nesta quinta-feira (24) na passagem de nível da Ponte da Pedreira, em São Francisco do Sul, durante um simulado de acidente entre um trem operado pela Rumo Logística e um ônibus escolar com estudantes.

A ação, que contou com a presença da secretária de Educação Adriane Guimarães, mobilizou Defesa Civil, bombeiros militares e voluntários, Polícia Militar, Instituto Médico Legal (IML/SC), Hospital Nossa Senhora da Graça, com o objetivo de testar e aprimorar os protocolos de resposta a acidentes na região. O evento contou também com parceria da Terlogs Terminal Marítimo.

Alunos do 9º ano da Escola Carlos da Costa Pereira e da Escola Waldemar da Costa participaram ativamente da simulação, atuando como vítimas do acidente fictício. Equipes de resgate realizaram atendimentos de primeiros socorros, remoção de feridos, enquanto a Polícia Militar coordenou o isolamento da área.

“São Francisco do Sul tem estrutura para emergências”, afirma diretor da Defesa Civil

O exercício buscou integrar os diferentes órgãos em situações de crise, avaliando desde o tempo de resposta até a eficiência na comunicação entre as equipes. Geovan Baumgratz, diretor da Defesa Civil municipal, afirmou que “a importância desse exercício é para que haja uma integração em todas as forças de resposta do município: bombeiros, polícia, a empresa que promoveu o simulado e as escolas – hoje tivemos a participação de 20 alunos. Conseguimos testar todos os recursos que o município tem à disposição para atender uma ocorrência real”, destacou.

Baumgratz ainda reforçou o tempo de resposta do município. “Entendemos que sim, São Francisco do Sul hoje tem estrutura, e buscamos recursos adicionais que chegaram em um tempo de resposta muito bom. Este é um exercício que, daqui para frente, será recorrente. Vamos testar periodicamente as capacidades de todas as agências envolvidas, refinando cada vez mais o atendimento à população”, acrescentou.

Conscientização e reconhecimento
A secretária de Educação, Adriane Guimarães, acompanhou de perto a participação dos alunos e destacou a importância da iniciativa: “Esse tipo de ação fortalece o aprendizado dos estudantes e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes sobre segurança no dia a dia.”

Como forma de agradecimento, a Rumo Logística levará os estudantes participantes para uma visita à sede da empresa em Curitiba (PR), com todas as despesas custeadas. A iniciativa visa aproximar a comunidade do trabalho ferroviário e reforçar a importância da prevenção em passagens de nível.

Apesar da interdição temporária do local durante o simulado, o trânsito foi desviado sem maiores complicações, graças ao trabalho de agentes de trânsito. O treinamento servirá como modelo para futuros exercícios, ampliando a colaboração entre poder público, empresas e sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Metais House Hidroprodutos
Construtora Marquatt
Cada de Repouso Recanto Bom Viver
Scopoel Consultoria Contábil
Grupo Barra Seg
Energia Racional
Cabral Climatização
Sidney e Luiz Auto Car
Marolas Restaurante e Petisqueira
Pet Shop Yakusa
Isabelly Marhian - Moda Intima, Fitness e Praia
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)