A Prefeitura de Barra Velha e a Secretaria de Saúde e Saneamento estão sempre na busca por melhorar a experiência de atendimento de seus usuários.
O Sistema Único de Saúde (SUS), oferece diversos tipos de atendimento, divididos de acordo com o nível de complexidade. Em Barra Velha, a Atenção Primária (unidades básicas de saúde) e o Pronto Atendimento 24h são os setores com maior fluxo de pessoas, e por isso é importante saber qual serviço atende melhor cada necessidade.
Pensando nisso, a Secretaria de Saúde e Saneamento elaborou algumas dicas para orientar a população.
Nas unidades básicas de saúde, o objetivo principal é a prevenção e promoção da saúde. São oferecidos procedimentos de enfermagem, consultas médicas, práticas integrativas e ações preventivas, como as campanhas de vacinação, para a comunidade dos bairros.
As equipes podem realizar visitas domiciliares aos pacientes mais debilitados, criando assim um vínculo com a família.
O tratamento é palavra chave, doenças como diabetes, colesterol, hipertensão, sedentarismo, obesidade e problemas cardiovasculares fazem parte da rotina dos profissionais.
A Atenção Primária é considerada como de baixa complexidade e o trabalho acontece de segunda à sexta, das 07h30 às 12h durante a manhã, e das 13h30 às 17h no período da tarde.
No Pronto Atendimento 24h (PA 24H), o cuidado é um pouco mais complexo e precisa ser mais rápido, pois a ideia é estabilizar o paciente, já que ele chega em uma situação mais grave ao local. Tem como prioridade casos de urgência e emergência, ou seja, com risco imediato ou futuro à vida.
Fraturas, infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC), traumas e acidentes de trânsito são exemplos reais do cotidiano da repartição. Os servidores trabalham em turnos, revezando-se por plantões, durante todos os dias e horas da semana.