Secretaria de Saúde de Barra Velha abre Centro de Hidratação

Serviços serão destinados preferencialmente para pessoas com queixas relacionadas às doenças típicas das estações como dengue, gastroenterites, gripe e covid

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha por meio do setor de Pronto Atendimento abre novo Centro de Hidratação.

Pensado como uma estratégia de apoio às demandas do Pronto Atendimento – PA 24h. A partir da próxima segunda-feira, 17, Barra Velha contará com Centro de Hidratação. Localizado na Rua Antenor Joaquim de Goes, nº 135, no bairro Centro, o novo espaço atenderá a população das 7h às 19h, com serviços destinados preferencialmente para pessoas com queixas relacionadas às doenças típicas das estações como dengue, gastroenterites, gripe e covid.

A secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi, comemora o reforço nos atendimentos: “Felizmente, graças a moderação nos dados do perfil epidemiológico apontado na cidade pelo Comitê de Contingência da Dengue e em todo o estado, no momento optamos por adequar o Centro de Hidratação não só para a dengue, mas também para as patologias sazonais”, comenta Lilian.

O local contará com dois consultórios médicos, recepção, sala de triagem, farmácia para a dispensação de medicamentos de uso imediato na unidade, posto de enfermagem e sala de hidratação para aplicação das medicações referentes ao tratamento prescrito.

O enfermeiro e coordenador do PA, Felipe Chaves, explica como vai funcionar o atendimento nas instalações. “O fluxo será o mesmo do PA, paciente que apresentar sintomas de dengue dos tipos A e B ou gastroenterite vai se dirigir em demanda livre ao Centro de Hidratação. Lá ele passa por triagem e classificação de risco feita pelo enfermeiro. Em seguida será atendido pelo médico”, completa o servidor.

A médica responsável técnica do PA, Marina Betiollo, reforça que a nova estrutura foi pensada para dar suporte ao Pronto Atendimento. A indicação preferencial é atender pessoas com casos de gastroenterite aguda, de doenças respiratórias leves como gripe e covid e dengue dos grupos de classificação A e B, por serem doenças com manejo clínico mais simples. Por fim, Marina esclarece:

“Se um paciente for identificado como grave após a triagem no Centro de Hidratação, ele será transferido para o Pronto Atendimento. O novo espaço foi criado para trazer mais agilidade aos atendimentos e minimizar filas de espera com pacientes de sintomatologia mais branda. Ainda assim, não haverá recusa nos atendimentos destes pacientes no PA”, ressalta a servidora.

O Centro de Hidratação atenderá aos munícipes no horário das 7h às 19h, durante os sete dias da semana.

Deixe uma resposta

Veja também

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)