O sarau “Nossa Consciência”, aconteceu nesta quarta-feira (21), no Espaço Cultural Ester dos Passos Rosa. O evento foi promovido pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional São Francisco do Sul (ALBSC-SFS) e pela Academia Catarinense de Cordel (ACC), onde trouxe apresentações de poesias, contação de histórias, hip-hop, cordel, peça teatral e cantos, todos com temas relativos ao Dia da Consciência Negra.
As apresentações abordaram a luta do povo negro no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais. Através de depoimentos, poesias e músicas, os artistas contaram histórias de resistência e superação. Um dos momentos mais marcantes do sarau foi a apresentação do “Legado Francisquense”, que contou a história de cinco protagonistas negros que marcaram a história da cidade com sua luta em pról do reconhecimento e valorização do povo negro.
A geração futura também foi representada no sarau pela estudante Luna Camilo da Silva, de 9 anos. Luna discursou sobre a sua realidade como criança negra no Brasil e concluiu sua fala dizendo: “espero que hoje, possamos construir através do diálogo e da oferta de oportunidades, uma sociedade mais justa em direitos, para seguirmos juntos, rumo a um Brasil melhor para todos”.
O sarau “Nossa Consciência” foi um evento importante para a promoção da reflexão sobre a vivência do povo negro em São Francisco do Sul. As apresentações trouxeram à tona histórias de luta e resistência, e inspiraram o público a construir uma sociedade mais justa e igualitária.