Na manhã desta quarta-feira (13), foi lançado oficialmente o Programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre a Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sebrae/SC e a Associação Empresarial de São Francisco do Sul (ACISFS). O evento marcou o início de um trabalho estruturado para fortalecer o ambiente de negócios, incentivar a geração de emprego e renda e criar condições para o crescimento sustentável do município.
Estiveram presentes o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, o presidente da ACISFS Marcelo Campos, o gerente do Sebrae/SC em Joinville Orlando Piermann, e o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável Maikon Maciel, além de autoridades locais, empresários e lideranças.
O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae em parceria com os municípios voltado para gestores públicos que desejam direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico de seus municípios.
O programa atuará junto ao poder público de forma sistêmica durante os próximos 18 meses, para tornar o município um agente facilitador, fomentador, eficiente e ágil. Durante este período, serão trabalhados oito eixos de desenvolvimento com 33 soluções alinhadas aos processos e serviços, estimulando o equilíbrio, a inclusão, a cooperação no mercado e a formação de capital social capaz de sustentar esse processo ao longo do tempo.
As ações previstas envolvem desde diagnósticos econômicos detalhados até estratégias para desburocratização, capacitação de empreendedores, incentivo à inovação, fortalecimento de setores estratégicos como turismo e indústria e a criação de um ecossistema favorável para novos investimentos.
Para o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, a adesão ao programa é decisiva para o futuro de São Francisco do Sul. “Estamos dando um passo importante para preparar São Francisco do Sul para os desafios e as oportunidades que vêm pela frente. Vamos criar um ambiente mais favorável para os negócios, fortalecendo a geração de emprego e renda”, destacou Godofredo.
Segundo o representante do Sebrae/SC, Orlando Piermann, “o Sebrae traz para São Francisco do Sul toda a sua expertise em programas de desenvolvimento. Queremos criar condições para que pequenos negócios cresçam e que a cidade se consolide como um polo empreendedor”. Ele lembrou que a presença da instituição no município não se limitará à consultoria inicial, mas se estenderá por todo o ciclo do programa.
Já o presidente da ACISFS, Marcelo Campos, destacou a importância do Sistema S e salientou que o empresariado local está comprometida em apoiar iniciativas que tragam resultados concretos “O Cidade Empreendedora é uma oportunidade de unir forças e transformar ideias em ações efetivas”, afirmou.
Por fim, o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Maikon Maciel, destacou que a metodologia do programa permitirá avanços concretos e mensuráveis com destaque para iniciativas de educação empreendedora nas escolas municipais. “O Cidade Empreendedora é mais do que um conjunto de ações. É uma metodologia que envolve planejamento, capacitação e inovação, com foco na realidade e nas potencialidades do nosso município. Queremos incentivar cultura empreendedora também nos nossos estudantes da rede municipal, para que entendam o processo desde cedo”, disse.
“O Cidade Empreendedora segue agora para a fase inicial de planejamento, com a realização de levantamentos e análises que irão embasar a execução das ações ao longo de 2025 e 2026, visando construir uma São Francisco do Sul mais competitiva, inclusiva e preparada para o futuro”, reforçou Maciel.