O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência Social divulgou, na última quinta-feira (30), que São Francisco do Sul fechou o ano de 2024 com um saldo positivo de 784 novas vagas de trabalho. O município registrou 7.800 contratações e 7.016 desligamentos, demonstrando avanço no mercado formal de empregos.
Com esse resultado, o estoque de trabalhadores formais na cidade chegou a 13.710 pessoas empregadas com carteira assinada ao fim do ano passado. O setor de serviços liderou a geração de postos de trabalho, com 3.553 novas vagas, seguido pelo Comércio (2.697), Indústria (799), Construção Civil (725) e Agropecuária (26).
Os dados acumulados do Caged nos últimos quatro anos apontam um saldo positivo de 3.524 novas vagas no período pós-pandemia, com os seguintes resultados anuais: 953 (2021), 1.360 (2022), 427 (2023) e 784 (2024).
O prefeito engenheiro Godofredo Gomes Moreira Filho celebrou os números apresentados pelo Caged e destacou a direção promissora que a cidade tem seguido. “Estes dados mostram que estamos no caminho certo. O crescimento econômico da nossa cidade está alinhado às políticas públicas que temos implementado para fomentar o emprego e a qualificação profissional.”
Crescimento alinhado com Santa Catarina
O crescimento de São Francisco do Sul segue a tendência estadual. Santa Catarina encerrou 2024 com um estoque de empregos formais ativos de 2,5 milhões de vínculos em dezembro, representando uma variação positiva de 4,32% em relação ao ano anterior, quando o Estado contabilizava 2,4 milhões de postos de trabalho.
Programas de incentivo e qualificação profissional
Nos últimos anos, São Francisco do Sul investiu na capacitação profissional por meio do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Em parceria com o Senai/SC e a Associação Empresarial do município, foi lançado o Programa Qualifica + São Chico, considerado o maior programa de qualificação da história da cidade.
O Qualifica + São Chico tem como objetivo capacitar profissionais, fomentar o empreendedorismo e fortalecer a economia local. Apenas em 2024, foram oferecidos 15 cursos, distribuídos em 23 turmas e totalizando 560 vagas. As aulas foram ministradas em diversas regiões da cidade, incluindo o Senai do Rocio Grande e os bairros dos Balneários, Ervino e Vila da Glória.






















