A Prefeitura de São Francisco do Sul entregou, hoje (25), à Coordenação Estadual o Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla marítima, desenvolvido ao longo de um ano com ampla participação da comunidade. O documento, elaborado em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde e o Instituto Nila, busca garantir o desenvolvimento sustentável da região.
O PGI, parte do Projeto Orla, segue um planejamento estruturado em sete fases, incluindo audiências públicas e monitoramento das ações. O plano divide a orla em quatro áreas de paisagem e contempla mais de 200 ações estratégicas. A parceria com o Instituto Nila fortaleceu o engajamento social, ampliando a participação da sociedade civil na construção do documento.
“A entrega da minuta do Projeto Orla representa o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental”, destacou a coordenadora do Comitê Gestor do Projeto Orla, Merylim Arndt.
O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho parabenizou toda a equipe do Projeto Orla e os envolvidos na construção do PGI, ressaltando a importância do trabalho conjunto para o futuro da orla marítima. “Esse plano é um marco para São Francisco do Sul, e isso só foi possível graças ao empenho de todos os envolvidos”, afirmou.
Agora, a comissão estadual analisará o plano antes das próximas etapas. Embora a implementação esteja no início, o município já dispõe de diretrizes claras para sua gestão costeira.