SAMU completa 18 anos de atuação em São Francisco do Sul e recebe nova ambulância

A saúde de São Francisco do Sul recebeu um reforço na manhã desta quarta-feira (22)

Compartilhar:

A saúde de São Francisco do Sul recebeu um reforço na manhã desta quarta-feira (22). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu uma ambulância, renovando a frota do município para atender às demandas emergenciais. A cerimônia marcou também os 18 anos de atuação do serviço na cidade.

Na semana passada, o Governo de Santa Catarina fez a entrega oficial em Florianópolis com documento de cessão de posse assinado pelo governador Jorginho Mello e pela secretária de Estado de Saúde, Carmem Zanotto.

O evento realizado em São Francisco nesta quarta, contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, do vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira, do secretário da Saúde, Manoel Francisco Patruni e representantes do legislativo. A cerimônia oficializou o repasse do veículo no valor de R$ 370 mil ao município e à equipe do SAMU.

Com aproximadamente 500 atendimentos realizados neste ano em São Francisco do Sul, o prefeito ressaltou a importância da atuação do SAMU na cidade. “Nossa equipe do SAMU em São Francisco desempenha um trabalho na emergência, na urgência no atendimento”, comentou Godofredo.

“O SAMU tem uma história em São Francisco do Sul, conhecida por cada cidadão, em suas demandas e, principalmente, no momento mais difícil que é buscar um doente, acamado, alguém que está buscando o apoio psicológico e até o tratamento de saúde para ser levado ao hospital, essa é grande função social do SAMU”, relembrou o secretário de Saúde, Manoel Patruni.

Atualmente, em São Francisco do Sul, a equipe do serviço conta com a coordenadora e com três técnicos em enfermagem e quatro condutores socorristas.

Saiba mais sobre o SAMU
Programa do Governo Federal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está instalado em São Francisco do Sul desde 2006. O foco de atuação são os atendimentos de urgência e emergência, que precisam ser feitos com maior agilidade.

O SAMU é regulado por uma central, localizada em Joinville, que atende São Francisco do Sul e mais 26 cidades da região norte e nordeste de Santa Catarina. A central recebe as ligações feitas para o número 192, coleta os dados da pessoa que está ligando e direciona a ligação para o médico regulador. O profissional coleta todos os dados sobre o paciente e, em seguida, solicita o atendimento à equipe do SAMU. Na ambulância, o paciente é socorrido e pode ser medicado.

Por mês, o Governo Federal repassa cerca de R$ 33 mil reais, verba que é destinada para custear as despesas com equipamentos, profissionais e todo o funcionamento do serviço.

Deixe uma resposta

Compartilhar: