A segurança escolar é um dos critérios fundamentais observados pelos pais no ato da matrícula dos filhos, pois não se trata apenas do impedimento ou da prevenção da violência, de acidentes ou da presença de estranhos; o ambiente escolar seguro garante tranquilidade para funcionários e estudantes, melhores experiências de socialização e desenvolvimento humano.
Ao pôr em prática ações que reduzem as possibilidades de risco e protegem contra imprevistos, as escolas atendem as expectativas da equipe escolar e da comunidade, proporcionando um ambiente de ensino-aprendizagem saudável.
Em agosto deste ano, a Secretária de Educação e Cultura, Sabrina Hille Castanho, esteve reunida com o Conselho Municipal de Segurança – Conseg – para tratar de assuntos relacionados à segurança nas escolas das redes municipal e estadual.
Ainda em agosto, quarenta e seis (46) câmeras de vigilância foram instaladas nas escolas e centros de educação infantil.
Além disso, a E.M. Manoel Henrique Borges e o C.E.I. Ernani Souza foram contemplados com a implementação do sistema de reconhecimento facial dos alunos e funcionários.
A implantação dessa funcionalidade que faz parte do Sistema de Gestão de Educação Betha, agiliza o registro de entrada dos alunos, otimizando as práticas educacionais, confere segurança aos pais e responsáveis que são notificados em tempo real; permite contabilizar a quantidade de alunos para a produção de alimentos de acordo com a demanda diária; e, registra também a frequência dos professores em cursos presenciais, aumentando a confiança sobre a gestão das horas atividades.
A Inteligência Artificial ainda ajuda na prevenção e combate à evasão escolar, pois o software possibilita aos professores o acompanhamento durante todo o período letivo, monitorando os alunos que não comparecem e que estão propensos a evadir ou reprovar no final do ano.