A alimentação escolar é um direito garantido pela Constituição Federal. A alimentação escolar por sua vez é regulamentada pela Lei 11.947 a qual institui o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Em nosso município, quem atende pelas funções administrativas e formulação de cardápios adequados da rede de educação infantil e ensino fundamental é a nutricionista Luana Beatriz Rocha de Freitas, responsável técnica, graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com experiência no Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF – MG) e em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN -SC).
A nutricionista escolar desempenha um papel fundamental na conscientização das crianças para uma alimentação saudável. O processo de distribuição de kits de alimentação, a escolha e planejamento dos cardápios que seguem as recomendações nutricionais de acordo com cada faixa etária e coordenação de atividades e projetos ligados ao tema alimentação em articulação com as escolas e professores.
Em 2022, as Escolas de Ensino Fundamental e os Centros de Educação Infantil desenvolveram importantes projetos educacionais voltados à alimentação, dos quais destacam-se: a apresentação aos alunos da E.M. Juraci Izaura de Oliveira ao sistema de hidroponia para agricultura familiar em Araquari; atividades lúdicas e sensoriais para a introdução ao consumo de frutas e alimentos naturais nas turmas de berçário do C.E.I. Ernani de Souza, e, a participação da E.M. Erodi Marques Nunes no “Projeto Nestlé por Crianças Mais Saudáveis”, de abrangência nacional, no qual a escola ficou classificada entre as semifinalistas.