Na noite de domingo (27/07), a Defesa Civil de Balneário Piçarras recebeu o alerta de que uma ave marinha encontrava-se debilitada na faixa de areia da orla. Após avaliação inicial e adoção das precauções necessárias, foi realizado o resgate do animal e prontamente acionado a equipe da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali (PMP-BS/Univali – Base Penha), responsável técnica pelo atendimento especializado de fauna marinha no litoral norte catarinense.
A ave resgatada trata-se de um Atobá Pardo (Sula leucogaster), espécie comum na costa. Um detalhe importante é que o animal já possuía uma anilha de identificação, o que indica que já havia sido acolhido anteriormente por alguma equipe técnica especializada — o que reforça a importância do monitoramento e da reabilitação da fauna silvestre no território.
É fundamental reforçar que o resgate de animais marinhos ou silvestres deve ser sempre realizado por profissionais capacitados. Por mais que a boa intenção exista, a manipulação inadequada pode causar estresse, ferimentos ou dificultar a recuperação do animal. Em situações como essa, a população deve entrar em contato imediatamente com o PMP-BS Penha, pelo WhatsApp (47) 9214-0960 (das 8h30 às 17h30) ou pelo telefone 0800 642 3341.
“Cuidar da vida silvestre também é proteger nosso território. Cada resgate técnico é um ato de responsabilidade com o meio ambiente e de respeito à natureza que partilhamos”, pontua o Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Balneário Piçarras, Paulo Debatin.























