O município de Bombinhas foi agraciado com o Prêmio MEC da Educação Brasileira, na categoria Tempo Integral – Anos Finais do Ensino Fundamental – Municípios, durante cerimônia realizada no dia 11 de agosto, Dia do Estudante, no Palácio do Planalto, em Brasília.
A cidade foi uma das cinco homenageadas do país, ao lado de Icó (CE), Juína (MT), São José do Calçado (ES) e Sítio Novo do Tocantins (TO). A premiação reconhece práticas de educação pública que promovem inclusão, equidade e qualidade, com base em indicadores oficiais como Ideb, Avaliação da Alfabetização, Censo Escolar e Enem, sob análise do Inep.
O reconhecimento é fruto de um projeto iniciado em 2013, durante a gestão da prefeita Paulinha, com apoio do então vice-prefeito Paulinho. Desde então, o trabalho vem sendo construído e fortalecido ao longo dos anos, passando de gestão para gestão e demonstrando um compromisso coletivo com a educação integral em Bombinhas.
O vice-prefeito Tonho Olímpio, acompanhado do vereador e secretário de Educação Tiago, representou o município em Brasília e foi o responsável por receber a premiação, simbolizando a continuidade desse compromisso em nome da rede municipal de ensino.
Representando a rede municipal, o professor Clóvis Martins simbolizou o empenho de diretores, professores e servidores no dia a dia da escola. Destaque também para os diretores Fernando Casas, Fátima Tchornei e Ana Maria Elias Rodrigues, fundamentais para o sucesso do CEIT.
O legado do projeto também deve-se à dedicação dos ex-secretários de Educação, Fafá Brizolla, Miguel Marques e Pati Stos, além de todos os profissionais da SMED que contribuíram para a continuidade e a qualidade ao longo das gestões.
A conquista garante R$ 300 mil para o município e R$ 100 mil diretamente à escola, via PDDE, recursos que vão fortalecer a infraestrutura, valorizar os profissionais e ampliar a política de educação em tempo integral.