Programa de Combate à Dengue de Barra Velha apresenta os resultados do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRA)

O município foi apontado com nível médio de infestação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha apresenta os resultados do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti – LIRA.

Para combater também é preciso analisar. Com base nos indicadores extraídos do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti – LIRA, feito entre os dias 3 e 7 de fevereiro, o Programa de Combate à Dengue de Barra Velha apresenta nesta sexta-feira, 14/02, os resultados da ação. De acordo com os critérios epidemiológicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual (DIVE/SC), o município foi apontado com nível médio de infestação.

A secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi, valida a iniciativa: “Com estes dados em mãos poderemos dar continuidade às ações, trazendo mais eficácia para os serviços”.

Durante o LIRA, foram visitados 1.638 imóveis em todas as regiões da cidade. Os bairros com maior potencial de infestação são: Itajuba e São Cristóvão. Desde o dia 1º de janeiro de 2025 até a última quinta-feira, 13/02, a cidade já registra cinco casos confirmados da doença e 76 focos encontrados.

A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Juliana Zimmermann fala das próximas ações, feitas a partir dos resultados: “Na sequência desta avaliação conseguiremos focar nas áreas mais afetadas, com ações de tratamento, eliminação de criadouros, vistorias e orientações para a comunidade”, destaca Juliana.

As visitas também apontaram os locais favoritos de proliferação do mosquito transmissor da dengue. Entre os ambientes citados estão: pratos de vasos com plantas, garrafas, baldes e piscinas sem tratamento, encontrados principalmente nas residências.

Novas ações de contenção da doença e do mosquito transmissor, o Aedes aegypti já estão em andamento. O setor responsável pelos serviços assegura a intensificação das fiscalizações e conta com o apoio de toda a comunidade. Denúncias de focos e/ou possíveis criadouros podem ser feitas por whatsapp, no número (47) 99638 -1879.

Deixe uma resposta

Veja também

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)