O Dia de Finados (02/11) se aproxima, e, com ele, as visitas aos cemitérios. Por isso, o Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde de Penha realiza uma força-tarefa visando ações de conscientização e orientação nos cemitérios municipais. O trabalho tem o intuito de ajudar no controle do Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika.
Nesta quinta-feira (2), as equipes realizam orientação e conscientização da população com distribuição de folders educativos, visando alertar a população aos possíveis focos de dengue nos cemitérios, evitar o uso de pratinhos de vasos e não colocar flores com embalagens plásticas que possam acumular água. Já na segunda-feira (6), após o feriado, as equipes voltam novamente aos cemitérios para um mutirão de retirada do lixo e de água parada.
“Como é um dia de grande movimentação nos cemitérios, vamos aproveitar para conversar com as pessoas e orientar sobre questões simples de como prevenir o surgimento ou proliferação do Aedes. Lembrando também que os cemitérios são pontos estratégicos e monitorados de forma frequente pela equipe”, pontua o coordenador do Programa de Combate à Dengue de Penha, Alexandre Deolindo, destacando que a força-tarefa é mais uma ação que visa somar esforços com outras atividades de rotina.
O secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, pede o apoio da população. “Nossas equipes seguem diariamente nas ruas e nesse período estamos com atenção redobrada. Pedimos a participação de todos na luta contra a dengue”, finaliza.
O Programa de Combate à Dengue possui um whatsapp para denúncias e orientações através do (47) 3345-8283.
PRINCIPAIS MEDIDAS PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO
– Não deixar água acumulada
– Destinar de maneira correta o lixo e outros resíduos
– Cobrir caixas d’água
– Utilizar areia nos vasos de plantas
– Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo
– Retirar a água dos pneus e reservá-los em ambientes protegidos