Mais uma edição do Desafio “Super Coleta Lixo Zero – Condomínios em Ação” chegou ao fim nesta semana em Joinville com resultados expressivos e um recado claro: quando a comunidade condominial se mobiliza, a sustentabilidade avança.
A iniciativa, promovida pelo SECOVI NORTE SC, em parceria com a RESET – Descarte Tecnológico, Coletivo Lixo Zero de Joinville e entidades apoiadoras, superou as expectativas.
Foram 629 quilos de lixo eletrônico arrecadados ao longo de 80 dias de mobilização, período em que moradores organizaram pontos de coleta e ampliaram a conscientização sobre o descarte adequado de equipamentos eletroeletrônicos.
O campeão de arrecadação foi o Edifício Residencial Saint Michel, com 191 quilos. Em segundo lugar, ficou Residencial Heidelberg, contabilizando 124 quilos. E na terceira colocação, o Residencial Piraquara somou 107 quilos arrecadados.
Agradecimentos aos patrocinadores desta edição: AcrediCoop, Companhia Águas de Joinville, CRECI-SC (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de SC), Dematte Advocacia, Irineu Imóveis, Laureano Imóveis, Shopping Mueller Joinville, Sicoob e Tintomax.
Renda extra
Como diferencial, todo o material arrecadado gerou retorno financeiro imediato aos condomínios, com pagamento realizado no ato da pesagem — uma forma de incentivar o engajamento comunitário e valorizar a responsabilidade ambiental.
Durante o período, foram recolhidos equipamentos inservíveis de todos os tipos, ou seja, “tudo aquilo que vai na tomada e não serve mais”, como destaca o presidente do SECOVI NORTE SC, Jorge Arnaldo Laureano.
Além do impacto ambiental positivo, a campanha reforçou o caráter participativo do desafio ao oferecer pagamento imediato pelo lixo eletrônico coletado, diretamente no condomínio, gerando renda extra para cada residencial participante.
























