Nem MDB, muitos menos PSDB. Um levantamento feito pelo Oiscnotícias da apuração de votos do último domingo, em Balneário Piçarras, revela que o grande vencedor do primeiro turno das eleições foi o PL.
O trabalho do partido do presidente Bolsonaro, fundado no município em 2020, totalizou 14.528 votos para os candidatos a governador Jorginho Melo (6.321); senador Jorge Seif (6400); deputadas federais Daniela Reinehr (317) e Marlene Fengler (393); além do deputado estadual Carlos Humberto com expressivos 825 votos – o segundo mais bem votado em Balneário Piçarras.
A VOTAÇÃO EXPRESSIVA NAS URNAS COLOCA O PL NA VITRINE DO CENÁRIO ELEITORAL EM 2024
Diferente do MDB e PSDB, o PL não tem vereador na Câmara.
A votação expressiva nas urnas coloca a sigla na vitrine do cenário eleitoral em 2024 e a tendência é de crescimento no número de filiações a partir do ano que vem, avaliam os dirigentes partidários.
Atualmente, o PL conta com 1.278 filiados e nos próximo ano dois vereadores da atual legislatura e 16 suplentes devem assinar ficha no partido.
“Junto com a nossa equipe fizemos a lição de casa, conquistando a confiança do eleitor em nossos candidatos.
O resultado das urnas nos traz a certeza que Balneário Piçarras estará bem representada em nosso Estado.
Agora, temos que pensar no segundo turno e eleger Bolsonaro e Jorginho”, comenta o presidente e fundador do PL, Ângelo Margute.
Derrota do MDB
O MDB, partido do atual prefeito Tiago Baltt (MDB), amargou o pior resultado das eleições com uma votação medíocre de 5.623 votos: governador Carlos Moisés (1791); senador Celso Maldanner (774); deputados estaduais Jerry Comper (669); Fernando Krelling (385); Emerson Stein (197); Antídio Lunelli (204); deputados federais Coronel Armando (425) e Carlos Chiodinni com 1178 votos – o mais bem votado do município.
Com 9 das 11 secretarias trabalhando a seu favor, o deputado eleito Jerry Comper recebeu 669 votos.
Comper destinou R$ 687 mil em recursos ao município, dinheiro que já foi pago e utilizado pela prefeitura.
Outro deputado eleito pelo MDB foi Fernando Krelling. Apoiado apenas pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semel), Krelling conquistou 385 votos embora esperasse mais em retribuição ao volume de recursos destinados a cidade: R$ 1.220.000,00 milhão.
A votação raquítica do MDB também pode estar relacionada ao descontentamento da população com a atual administração e ao fato de muitos cargos comissionados, incluindo secretários e diretores, votarem em Penha e outras cidades da região.
Questionada sobre a avaliação das eleições do último domingo, a primeira dama de Balneário Piçarras e presidente do MDB, Andressa Pêra Baltt, minimizou o resultado das urnas com otimismo.
EM NOSSOS PLANOS CONSEGUIMOS ATINGIR OS OBJETIVOS E MUITO BEM
Andressa Pêra Baltt, presidente do MDB
“Tivemos divergências internas no âmbito estadual durante o período pré-eleitoral, mas os resultados eleitorais fizeram nascer um novo MDB.
A votação para deputados estaduais e federais foi muito importante para essa nova cara do Partido.
Em nossos planos conseguimos atingir os objetivos e muito bem. Tanto em quantidade de votos quanto em resultados de eleitos ficamos satisfeitos.
Foi uma batalha e tanto Fizemos o possível e atingimos o desejável”, argumentou Andressa.
A primeira dama aproveitou ainda para para agradecer os eleitores.
“A todos que nos receberam e nos ouviram e o mais importante compreenderam as formas segundo as quais a Política tomou novas caras, novos rumos, novo jeito de ser.
A partir de agora, temos que tirar lições de tudo o que aconteceu, como aconteceu e por que aconteceu”, completou.
Fonte: OiSC Notícias