A orla de Navegantes amanheceu limpa e organizada poucas horas após a virada do ano. Uma megaoperação de limpeza mobilizou equipes e maquinário pesado entre 2h e 6h da madrugada desta quinta-feira (1º), garantindo que toda a faixa de areia estivesse pronta para receber moradores e turistas logo nas primeiras horas de 2026.
A força-tarefa envolvei mais de 80 pessoas e contou com cinco retroescavadeiras, 12 caminhões traçados, dois tratores e um caminhão compactador, que atuaram de forma simultânea ao longo da praia. Ao todo, foram retiradas cerca de 214 toneladas de resíduos, resultado do grande fluxo de público que acompanhou as celebrações do Réveillon à beira-mar, especialmente no Gravatá e no Pontal.
De acordo com o secretário adjunto de Água e Saneamento Básico (Sasan), Sidnei Souza Pogalski, que coordenou a operação, a ação foi planejada com antecedência para garantir agilidade e segurança. “Nosso objetivo era devolver a praia limpa à população ainda nas primeiras horas do dia. Para isso, organizamos uma ação intensa, com equipes preparadas e apoio de outros órgãos, garantindo eficiência e segurança durante toda a madrugada”, afirmou.
A operação contou com o apoio das secretarias de Segurança e Infraestrutura, da Navetran (Fundação de Vigilância e Trânsito) e da Polícia Militar, que atuaram na organização do trânsito, na segurança das equipes e no controle das áreas de atuação dos equipamentos pesados.
“Além da limpeza visual, o trabalho teve foco na preservação ambiental, com a retirada de resíduos que poderiam representar riscos aos frequentadores e ao ecossistema, como vidro, plástico e outros materiais descartados de forma irregular, complementa o secretário da Sasan, Renato Benatti.
“Ações desse porte são fundamentais durante a alta temporada, quando o número de visitantes cresce significativamente. Destacamos a importância e agradecemos muito a colaboração da população para manter os espaços públicos limpos ao longo de todo o verão”, reforçou.










