Penha inaugurou oficialmente sua primeira estação de monitoramento hidrometeorológico nesta segunda-feira, 19. O equipamento vai colaborar para coleta e análise de dados às margens do Rio Iriri. Os dados serão disponibilizados à população e estarão em constante análise pelas equipes de Defesa Civil.
A estação, instalada em uma torre de 6 metros, vai coletar dados como imagens, precipitação, velocidade e direção do vento, pressão, umidade, temperatura e o nível do rio em tempo real por meio de câmeras, sensores e sinal de satélite 4G a cada 15 segundos.
A inauguração contou com a presença da Defesa Civil do Estado, responsável pela aquisição e manutenção do equipamento. “A parceria entre Estado e município é muito importante por meio desse equipamento, que integra um sistema de monitoramento muito maior e tornará a previsão meteorológica mais assertiva”, afirmou o Sub Tenente Rocha, Coordenador Regional situado em Itajaí, representando o Secretário Mário Hildebrandt.
“Esse equipamento vem complementar nosso trabalho de forma essencial, pois será possível acompanhar os dados diariamente em mãos. Em aproximadamente 10 dias, a comunidade poderá acompanhar esses dados através do site da Defesa Civil do Estado”, destacou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Demian Lenine.
O monitoramento será essencial para a previsão e resposta a desastres, como enchentes, com alertas rápidos à população e decisões preventivas, como evacuações, que podem salvar vidas.










