No último fim de semana, seis atletas do Paradesporto Escolar de Navegantes se destacaram nos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina 2025 (Parajesc). Conquistando medalhas e classificações que projetam o esporte navegantino rumo às Paralimpíadas Escolares Nacionais, eles competiram com cerca de 440 atletas de 48 municípios.
Isabelly Martins de Brito, 12, trouxe para casa duas medalhas de ouro no atletismo pelas provas 100 e 60 metros. O nadador Thiago Inácio Scetz,15, levou a prata em dose dupla pelos 200 metros crawl e 200 metros costas, o que garantiu sua classificação para o evento nacional.
Com 17 anos, Wallace Roan Marcelino Alves se consolidou como um dos melhores atletas do estado, ao se classificar em quarto lugar no arremesso de peso, enquanto Jamilly Yasmin Camargo do Amaral, da mesma idade, obteve a pré-classificação no vôlei sentado.
Além deles, Madson Rodrigo Guapiano de Souza Rodrigues Cunha, com apenas 11 anos, venceu a prova de lançamento da pelota e conquistou medalha de ouro. Já o atleta Ângelo Alves Burgos, 12, foi medalha de ouro nas provas de 60 e 100 metros de atletismo.
“O desempenho conquistado demonstra o compromisso de Navegantes com a inclusão e revela os grandes talentos esportivos no município”, afirma coordenadora do Progama de Paradesporto de Navegantes, Liliane Rodrigues.
A participação e resultados obtidos pelos jovens atletas nos Parajesc deste ano foram viabilizados pela parceria entre a Fundação Municipal de Esporte (FME) e a Secretaria de Educação, com apoio da escola Homeschool.