A Prefeitura de Navegantes autorizou a instalação de dois novos parklets em frente a um restaurante, no bairro Meia Praia. As estruturas, que ocupam vagas de estacionamento no entorno das ruas Adelina Leal Narciso e Ernesto Muller, fazem parte do projeto de requalificação urbana, com objetivo de ampliar os espaços públicos de convivência e, assim, o lazer e bem-estar da população.
Os parklets funcionam como extensão da calçada. Eles contam com bancos, mesas, cadeiras, guarda-sóis e floreiras. A instalação foi feita pelo empresário Osvaldo Pereira Junior, proprietário do estabelecimento, com autorização da Prefeitura.
“As estruturas são uma possibilidade muito boa dos comerciantes aumentarem suas vendas, expandir seu negócio e até atrair novos clientes”. “Acredito que, em breve, teremos vários pela cidade, e isso vai poder estimular o navegantino a procurar opções por aqui, não precisando sair de Navegantes”, comenta.
Segundo o secretário de Planejamento Territorial, Mobilidade e Habitação, Gilmar Jacobowski, a iniciativa está amparada pela lei municipal 3.761/2023. “O objetivo é ampliar áreas de convivência, lazer e descanso em locais públicos. É uma maneira de humanizar e dinamizar o espaço urbano”, declara.
A instalação das estruturas foi concluída no dia 1º de agosto, e de lá pra cá o comerciante já teve um retorno bem positivo da clientela. “Estamos recebendo muitos elogios dos clientes, moradores do entorno, que estão enxergando que é um projeto legal para o comércio, que torna a cidade mais bonita e atrativa”, comenta.
Osvaldo conta que fez a solicitação dos parklets à Prefeitura através do portal Aprova Digital e elogiou a celeridade do processo. “Foi super prático. Dei entrada pelo site e dentro de uma semana o fiscal já esteve aqui averiguando o local. Dentro de 30 dias, já estava tudo aprovado”, relata.
A legislação permite que qualquer pessoa física ou jurídica solicite a instalação, desde que cumpra uma série de exigências técnicas e urbanísticas. Todo o custeio, incluindo a fabricação da estrutura e a obra para a instalação, fica a cargo do solicitante. O modelo deve seguir o padrão estipulado pelo município, ser totalmente acessível, não conter publicidade ou equipamentos comerciais e contar com sinalização refletiva.
Cada parklet deve ocupar uma vaga de estacionamento paralelo, com 2,30 metros de largura por 5 metros de comprimento. A lei permite no máximo dois módulos contíguos, como no caso dos novos parklets na Meia Praia. Instalações são proibidas em vias com velocidade superior a 60 km/h, faixas exclusivas de ônibus, ciclovias, pontos de táxi ou paradas de transporte coletivo.
Interessados em instalar novos parklets na cidade devem procurar a Secretaria de Planejamento Territorial, Mobilidade e Habitação pelo telefone (47) 3185-2419.
Texto: Rodrigo Ramos
Fotos: Marcos Porto